Defesa Civil do Estado atua após leitura de ressonância de um abalo sísmico na RMF

9 de julho de 2020 - 16:37 # # # # # #

Foto: LabSis-UFRN/ Divulgação/Google Earth

As cidades de Pacajus e Chorozinho, distante cerca de 56 km e 70 km de Fortaleza, respectivamente, localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na noite desta terça-feira, 7, segundo o Laboratório Sismográfico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), registraram tremor de magnitude 2.5 na escala Richter, O fenômeno aconteceu por volta das 20h22. Na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

Mapa de localização  epicentral. A estrela vermelha indica o epicentro do tremor. A estrela amarela indica o provável epicentro do sismo de 1980 de magnitude 5.2. O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Cascavel (NBCL).

No entanto, segundo o Professor de Geologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE)João Silvio Dantas destaca que o fenômeno não pode ser chamado de terremoto, mas sim de uma ressonância de um abalo sísmico. “O Ceará tem regiões propensas a esses abalos, principalmente na região Norte. Para se ter uma ideia, por ano, acontecem mais de mil abalos sísmicos. Então, é considerado normal”.

Sismograma do dia 07/07/2020 da estação NBCL. O registro do evento está em azul após as 23:22 UTC.

A UFRN por meio do seu blog Sismos do Nordeste que tem a finalidade de divulgar notícias sobre os tremores de terra que ocorrem no Nordeste brasileiro, captou por meio da sua Estação Sismográfica localizada no município de Cascavel no Ceará um tremor de terra  e foi gerado um relatório, para acessar o relatório clique AQUI.

Antena de retransmissão da Estação Sismográfica de Cascavel/CE

No município de Cascavel se sentiu o tremor de terra nas localidade de Pitombeiras, Melancias, Feijão. No município de Chorozinho, o tremor foi sentido na Sede do Município e nas localidade de: Timbaúba dos Marinheiros, Cedro, Triângulo de Quixadá, Carnaubinha e Salgado. Já no município de Pacajus, o tremor foi sentido na Sede do Município e nas localidade de Pedra Branca;

A Defesa Civil do Estado de modo planejado, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que é a proprietária da Estação Sismográfica de Cascavel, realizou uma visita técnica à esta Estação Sismográfica, nesta segunda-feira, 06 de julho, com o objetivo de trocar equipamentos para a melhoria de sinal, em retransmissão desse mesmo sinal em tempo real até o destino de análise.

A missão da Estação Sismográfica de Cascavel é fazer o monitoramento sismográfico da Região em que estão situados os municípios de Cascavel, Chorozinho e Pacajus, especificamente. Todos pertencentes a Região Metropolitana de Fortaleza. Pois, é nessa território onde é apresentada uma sismicidade histórica, bastante significativa para os estudos referentes à sismologia e a atuação da Defesa Civil. Esse estudo acontece, visando a proteção das pessoas que ali vivem. Nesta mesma região aconteceu o maior tremor de terra do Nordeste do Brasil, trata-se do Terremoto de Pacajus acontecido em 20 de novembro de 1980, com uma magnitude foi de 5,2 da Escala Richter. Uma vez que, o abalo sísmico é um fenômeno recorrente e não previsível. Portanto, sabemos que ele volta, mas não sabemos quando. Para isso, a população tem que estar preparada.

Entidades envolvidas nesse trabalho:

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado do Ceará;
Francisco das Chagas Brandão Melo (Chefe do Núcleo de Sismologia da Defesa Civil do Ceará)
Rogério Monteiro

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cascavel CE;
José Mario da Silva Neto.

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Chorozinho CE;
Lázaro de Moura.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN;
Eduardo Alexandre Santos de Menezes
Marconi Alves de Oliveira

Prevenção

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) por meio do seu Núcleo de Sismologia elaborou uma cartilha que esclarece como agir durante tremores de terra, acesse AQUI