Bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) realizam 56ª Semana de Prevenção na Região Norte do CE

1 de julho de 2020 - 09:57 # # # #

Exposição de material e o reforço do Bombeirão

A 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros (1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral), na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), realiza, no período de 29 de Junho a 03 de Julho de 2020, diversas atividades em comemoração à 56ª Semana de Prevenção.Contra Incêndio.

Seguindo as diretrizes do Comando Geral da Corporação, todas as atividades serão transmitidas de forma on line, pelos perfis sociais da 1ª Cia/3º BBM além de outros canais locais, no facebook e instagram. “As atividades foram organizadas com o intuito de levar o máximo de informações e atingir o maior público possível, disseminando a prevenção na Região Norte do Estado do Ceará”. Destacou o Major Mardens, comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI/Sobral).

Cronograma de atividades:

29/06 – Exposição de material on line

Exposição de equipamentos utilizados no combate a incêndios e operações de salvamento (aquático, em alturas e terrestre), com a demonstração de funcionamento dos seguintes equipamentos: Soprador, moto-serra, tripé de resgate e desencarcerador.

30 – Live com o tema “Prevenção a incêndios em vegetação”

Diante do grande número de ocorrências de incêndio em vegetação nesta época do ano, o Corpo de Bombeiros fará um alerta à população sobre os riscos de se atear fogo em lixo e terrenos.

01 – Simulado de Incêndio em Veículo

Será realizado nas dependências da 1ª Cia/3º BBM um simulado de atendimento a uma ocorrência de incêndio em veículo, com a utilização de técnicas de Combate a Incêndio Urbano.

02 – Simulado de resgate veicular

Também realizado nas dependências da 1ª Cia/3º BBM, esta atividade irá mostrar a população, os casos em que o Corpo de Bombeiros deve ser acionado para atender uma ocorrência de acidente de veículos, com a demonstração de técnicas e equipamentos utilizados para retirar uma vítima presa às ferragens.

03 – Live sobre desobstrução de vias aéreas em crianças e bebês (Projeto Mamãe que Salva)

Serão demonstradas técnicas utilizadas para desobstrução de vias aéreas em crianças e bebês, retomando, assim, as atividades do Projeto Mamãe que Salva, interrompido devido à Pandemia de COVID -19.

Segundo o Tenente-Coronel Moraes, “durante toda a Semana será amplamente divulgada na imprensa de Sobral, Camocim e Serra da Ibiapaba, uma campanha sobre a prevenção de acidentes domésticos e incêndios em vegetação, com a publicação diária de um vídeo relativo a cada tema, gravado com o efetivo de Bombeiros Militares da 1ª Cia/3º BBM”.Destacou o comandante da 1ªCia/3ºBBM.

O “Dia do Bombeiro Brasileiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndio”.

O Dia do Bombeiro, uma corporação militar de Defesa Civil, é comemorado no dia 2 de julho. Oficialmente, a data foi instituída por meio do Decreto-lei 35.309, de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definida a realização da Semana de Prevenção Contra Incêndios.