A 56ª Semana Estadual de Prevenção – Programação e Ciclo de Palestras

30 de junho de 2020 - 16:18 # # # #

A 56ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por conta da pandemia, pela primeira vez, a iniciativa se realiza 100% on-line, no período de segunda-feira (29) de junho, até sexta-feira (03) de julho.

Programação Geral da 56ª Semana de Prevenção Contra Incêndio

A programação conta com as atividades supracitadas e todas serão transmitidas ao vivo pela internet por meio das mídias sociais do Corpo de Bombeiros e pelo canal de YouTube da corporação.

Já aconteceu

Na Segunda-feira, 29 de junho, o Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Comandante Holanda, abriu a 56ª Semana,de Prevenção Contra Incêndio.

Na tarde, seguiu a tradicional live dos bombeiros em casa com a melhor idade com a temática junina.

Nesta a Terça-feira, 30 de junho, se realizou a apresentação de 7 (sete) palestras, abordando as seguintes temáticas de prevenção:

“A população cearense está cada vez mais concentrada em áreas urbanas e metropolitanas, inclui -se as macrorregiões; as fontes de água continuam em um declínio e terão um impacto importante nas estratégias de combate a incêndio. Com essas constatações, fica o desafio em agregar o conhecimento tecnológico e seus avanços para a promoção de melhorias nos serviços de prevenção e combate a Incêndio no Ceará”. Destacou o Tenente-Coronel Gledson Rodrigues.

“O curto-circuito é responsável por 80% dos incêndios residenciais no Brasil. Os choques elétricos constituem uma das principais causas de acidentes domésticos. Saiba como evitar que eles ocorram, tornando a sua residência um local mais seguro”. Informou o Major Mardens Vasconcelos.

” A apresentação abordou a diferença entre queimada controlada, monturo e incêndio florestal. Os fatores que influenciam no sinistro de incêndio florestal como tipo de vegetação, o bioma e os aspectos meteorológicos que favorecem as reação em cadeia das ocorrências, o mapeamento de áreas de risco no Ceará e quantitativos e estudo dos focos de calor 2015-2019. Abordagem sobre as responsabilidades e crimes de incêndios florestais no ordenamento jurídico brasileiro.”. Declarou o 1º Tenente Waldomiro Loreto.

“Foi abordado na palestra as medidas de prevenção de intoxicações domésticas mais comuns, como as envolvendo medicamentos e produtos de limpeza, além das medidas a serem tomadas em caso intoxicações consumadas. Traremos também os cuidados com animais peçonhentos, como evitá-los e como agir perante acidentes”. Destacou o 1º Tenente Fábio Ximenes Plutarco.

“Diabetes e Hipertensão são as doenças crônicas que mais atingem os brasileiros.São enfermidades silenciosas apresentando, inicialmente, poucos sintomas, mas que possuem um grande potencial de complicação, o que as colocam entre os cinco principais riscos globais para a mortalidade no mundo. O diagnóstico precoce, o rápido início do tratamento e a manutenção dos cuidados, são fundamentais para garantir uma evolução favorável do quadro. Na nossa Live, destacamos os principais pontos do problema, respondemos às dúvidas mais comuns e informamos medidas para garantir a qualidade de vida de todos”. Enfatizou o Major Warner Campos.

“A live foi um bate papo sobre a importância da prevenção ao afogamento, bem como, as melhores dicas de prevenção nas diversas áreas, naturais ou não”. Declarou o 1º Tenente Carlos Vasques.

“Foi um bate papo sobre o Projeto Kitesurf Guarda-vidas do CBMCE, pioneiro no Brasil, sua importância na prevenção e resgate de afogados, partindo do treinamento dos instrutores e praticantes com noções de salvamento aquático, APH, análise de segurança e técnicas de resgate com kite.”. Nesta perspectiva se fundamentou a palestra, destacou o Major André Ribeiro.

A seguir

Na Quarta-feira, 01 de julho,  o ciclo de palestras com o debate e apresentação continuará com mais 7 (sete) palestras com temáticas relativas a prevenção. Na Quinta-feira, 02 de julho, a Banda de Música do Corpo de Bombeiros, que completou neste sábado, 13 de junho, 26 anos de existência, realizará uma live show, a tarde, segue a tradicional live dos bombeiros em casa com a melhor idade. Na Sexta-feira, 03 de julho,  o Comandante Holanda vai proferir palestra sobre a atuação do CBMCE em situações de desastres e a tarde será o encerramento da Semana Estadual de Prevenção Contra Incêndio.

Programação completa do Ciclo de Palestras da 56ª Semana de Prevenção Contra Incêndio

O “Dia do Bombeiro Brasileiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndio”.

O Dia do Bombeiro, uma corporação militar de Defesa Civil, é comemorado no dia 2 de julho. Oficialmente, a data foi instituída por meio do Decreto-lei 35.309, de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definida a realização da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto para diminuição dos incêndios, e com a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho do mesmo ano, no Rio de Janeiro, comandado pelo do major João Batista de Morais Antas.

O corpo de bombeiros pode ser acionado através do telefone 193, a ligação é gratuita e número atende localidades de todo o país.