Corpo de Bombeiros de Tauá passa atender ocorrências pelo número 193

22 de junho de 2020 - 11:24 # # # #

A 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar – Quartel de Tauá do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), deste sexta-feira, 19 de junho, passou a utilizar o número 193. O número 193 é o número do Corpo de Bombeiros para emergências, disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional.

“Anteriormente, a 3ªCia/3ºBBM – Quartel de Tauá, contava com um número comum de celular (85) 99675 4897 e também atendia chamadas de rádio da PMCE (COPOM). Desde sexta-feira, além dessas opções, passou a funcionar o serviço do 193, que vai direto para o atendente no quartel dos bombeiros, otimizando o atendimento, e agilizando o tempo resposta”. Destacou o Tenente-coronel Marcos Gomes, comandante da 3ªCia/3ºBBM.

A linha 193 será de um celular adaptado por uma operadora. De acordo com a Área Integrada de Segurança (AIS). No caso da AIS 22, que abrange Tauá e outras cidades vizinhas, os municípios já atendidos pelo 193 são: Tauá e Parambu. As outras cidades estão em fase de testes.

Como acionar?

Ao ligar para o 193, tenha sempre em mãos dados que possam ser transmitidos ao atendente para agilizar o atendimento, como o endereço do local, características específicas do evento e condições das vítimas. Conforme as informações passadas na ligação telefônica, os bombeiros identificam o tipo de ocorrência, a gravidade do caso, a real necessidade de deslocamento de equipes e o tipo de socorro mais adequado.

As linhas do telefone de emergência não devem ficar ocupadas com situações que não necessitam de atenção imediata.

Quando ligar para o 193?

O Corpo de Bombeiros Militar constitucionalmente atua nas áreas de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, busca e salvamento, defesa civil e atividades técnicas que são desenvolvidas pelo comando de engenharia de prevenção de incêndio, distribuídas nessa ocorrências de Incêndios em residências, empresas, estruturas e em vegetação. Acidentes de trânsito com vítimas. Afogamentos. Acidentes domésticos (queimaduras, intoxicação, explosões e ferimentos em geral). Quedas de plano elevado ou de mesmo nível que resultem em lesões.Busca de pessoas. Salvamento em ambientes hostis. Lesões provenientes de agressão e ataques de animais.Ferimentos por arma de fogo e objetos cortantes/perfurantes.Emergências com produtos perigosos e combustíveis.Desabamentos, soterramentos e deslizamentos.Emergências resultantes de enchentes, temporais e chuvas. São exemplos de alguns atendimentos que os Bombeiros Militares do Ceará realiza.