Corpo de Bombeiros recebe 500 litros de álcool 70% do IFCE em parceria com Nutec/Secitece

13 de junho de 2020 - 17:06 # # # # # #

Foto: Francisco da CostaFoto: Francisco da Costa

Produto doado foi desenvolvido em parceria com o Nutec/Secitece

O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBM) recebeu, na manhã desta sexta-feira (12/06), 500 litros de álcool líquido 70% fruto da parceria do campus de Fortaleza do IFCE com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Estado do Ceará.

Representando o comando-geral do CMB, no ato da entrega, o Tenente-Coronel Joel Nobre, destacou a importância de receber o produto. “O álcool vai contribuir bastante para o processo de sanitização das unidades operacionais do Corpo de Bombeiros e de seus integrantes que diuturnamente vem prestando os serviços a sociedade cearense”.

Áudio do Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Luís Eduardo Soares de Holanda, agradecendo ao IFCE, Nutec/Secitece pela doação de mais 500 litros de álcool 70%.

Tanto o álcool líquido 70% como o álcool em gel está sendo fabricado sob a supervisão do Laboratório de Tecnologia Química (LTQ) do campus de Fortaleza. Segundo o Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus de Fortaleza do IFCE, Rinaldo Araújo, a produção será destinada prioritariamente a hospitais e equipamentos de combate a covid-19. “Desde o início que fizemos todo  o esforço para construir uma estrutura e adquirir os insumos o que possibilitou que hoje a gente possa produzir e distribuir esse produto tão importante para enfrentarnos a pandemia”.

Parceiro na produção do produto, o Nutec tem ajudado o IFCE tanto na parte de pesquisa como de infraestrutura para a produção do álcool em gel e 70%, conforme destacou a supervisora da gerência de materiais no Nutec, Janaina Sobreira. “Nossa expectativa é, até julho, entregarmos cerca de 40 mil litros, todos eles certificados com laudos técnicos e seguindo os padrões estabelecidos”.

Além da produção do álcool, o IFCE vem atuando em todos os campi com pesquisas e produções que visam o combate ao novo coronavírus. De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, desde o início da propagação da pandemia no Ceará que o IFCE vem oportunizando a comunidade ações de combate a covid-19. “Estamos com ações em todos os nossos campi, desde a produção de álcool e máscaras até pesquisas que visam colaborar com o combate a doença. Ao todo já somamos mais de 200 iniciativas tanto na capital como no interior do estado”

O ato da entrega dos 500 litros de álcool para o CMB foi realizado no campus de Fortaleza e contou com a presença, por meio de videoconferência, do reitor do IFCE, Virgílio Araripe e do presidente do Nutec, Francisco Magalhães.

Créditos: Rafael Oliveira – Jornalista do campus de Fortaleza