Oficial do CBMCE publica artigo científico com professores e acadêmicos da Unifor

11 de junho de 2020 - 08:28 # # # # #

Foi publicado na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões  – CBC, artigo cientifico cujo o titulo é: “Simulação de incidente com múltiplas vítimas: treinando profissionais e ensinando universitários.” cujo entre autores está o TC Albert comandante do BBS, segue relação dos autores do artigo: Daniel Souza Lima, ACBC-CE ; Izabella Furtado de-Vasconcelos ; Erika Feitosa Queiroz ; Thaís Aguiar Cunha ; Vitória Soares dos-Santos  ; Francisco Albert Einstein Lima Arruda ; Julyana Gomes Freitas , a referida  revista científica é uma referência no Brasil   e a sua principal função é a difusão de artigos em todas as especialidades cirúrgicas que contribuem para o ensino, o avanço e a integração nacional.

O artigo foi produzido a partir do simulado de Incidente com Múltiplas Vitimas realizado pelo CBMCE, em parceria com a UNIFOR e outros órgãos,  que simulou um acidente envolvendo um ônibus e dois veículos menores. Clique aqui e leia o artigo na íntegra e o resumo do mesmo.

RESUMO:

Objetivo: descrever estratégia de ensino a partir da simulação de Incidente de Múltiplas Vítimas (IMV), discutindo e avaliando a atuação dos discentes envolvidos no atendimento inicial às vítimas de trauma. Métodos: estudo transversal com abordagem quantitativa que contemplou a execução de uma simulação realística de IMV, envolvendo discentes, docentes dos Cursos de Medicina e de Enfermagem, além de profissionais do atendimento pré-hospitalar. Resultados: a partir da análise de 17 checklists, foi possível perceber que a classificação segundo o método START (Simple Triage And Rapid Treatment) aconteceu de forma correta em 94,1% dos atendimentos. Seguindo a avaliação primária com o mnemônico ABCDE, todas as etapas foram realizadas de forma correta em 70%. Contudo, só houve oferta de oxigênio em alto fluxo em 64,7% dos atendimentos. A pesquisa por fontes de sangramento visíveis e ocultas foi realizada em 70,6% dos atendimentos. A avaliação neurológica com a escala de coma de Glasgow e avaliação pupilar ocorreu em 70,6% das vítimas. A exposição da vítima foi realizada em 70,6% dos atendimentos. Conclusão: ambientes simulados permitem a consolidação e o aperfeiçoamento de competências e habilidades profissionais, principalmente quando se trata de uma área pouco treinada na graduação, como o IMV. O treinamento precoce e o atendimento em equipe estimulam o raciocínio clínico, a integração e a comunicação, aspectos essenciais diante de situações caóticas.

Descritores: Treinamento por Simulação. Educação Médica. Incidentes com Feridos em Massa. Serviços Médicos de Emergência.

A realização desse simulado é uma parceria da Unifor com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), na época comandado pelo Tenente-Coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda.

Clique aqui e leia mais sobre o simulado realizado em 2019