Ex aluno do JBV passa em concurso para Sargento da Saúde do Exército Brasileiro

21 de maio de 2020 - 10:01 # # #

Egresso do projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV) foi aprovado no Concurso de Sargento da Saúde do Exército Brasileiro. o Brigadista Elves, agora 3º Sargento Elves Soares, (Técnico de enfermagem), assumiu em 08 de abril de 2020 e foi lotado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Foi Brigadista em 2006, na época, recebeu instrução do Sargento Aguiar, Cabo Júlio César e Cabo Haroldo. Seu núcleo funcionou no Quartel Central.

Parabéns por sua aprovação, que este novo percurso que se inicia agora lhe traga muito crescimento e aprendizados. Tenha muito sucesso na sua vida. Estaremos sempre torcendo por você e, vibrando com cada uma das suas conquistas. Salvar!

“A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora”. Ressaltou o tenente-coronel Barreto, comandante do CTDH.

JBV – Histórico

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 1.749 brigadistas em 70 núcleos, sendo 28 em Fortaleza, 13 na região metropolitana de Fortaleza e 29 no interior do Estado do Ceará.

Segundo o Tenente-coronel Bartreto, “os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde”. Informou o Comandante do CTDH.