Bombeiros concluem resgate de corpos do acidente aéreo em São Benedito

18 de maio de 2020 - 11:45 # # # # # #

Por volta das 17h30min, deste sábado, 16 de maio, foi concluída a operação de resgate dos corpos do acidente aéreo, em São Benedito, após 21 horas de serviço, com o emprego de 14 Bombeiros Militares e 04 viaturas, da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral) e Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), sob o comando do Major Mardens Vasconcelos, comandante adjunto da 1ªCia/3ºBBM. Na área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Os bombeiros de Sobral foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), na sexta-feira, dia 15 de maio, por volta das 19h00min para atender a uma ocorrência de queda de um avião bimotor, na zona rural de São Benedito, que decolou do aeroporto de Sobral e seguia para a cidade de Teresina – Piauí.

A guarnição de combate a incêndio debelou os focos de incêndio e a guarnição de busca e salvamento localizou as vítimas da queda do avião, em número de quatro, onde uma das vítimas se encontrava com o coronavírus (COVID -19) e, seguindo as diretrizes do Comando Geral da Corporação, os Bombeiros Militares seguiram o protocolo sanitário apropriado. O local foi resguardado junto com a equipe de Policiais Militares presentes.

A fim de garantir a biossegurança de todo o efetivo empregado e evitar o contágio de COVID -19, foi enviada pelo Comando Geral da Corporação uma equipe do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), que levou equipamentos de proteção e materiais de desinfecção.

Com a chegada da Guarnição do BSU, por volta as 06h00, iniciou-se a operação de resgate dos corpos, que envolveu uma complexa atividade de extração de toda a estrutura do avião e escavação do terreno ao seu redor. Durante o corte da estrutura da aeronave, necessário para a localização dos corpos, foi armada uma linha direta com Líquido Gerador de Espuma (LGE), da viatura ABT 45, considerando o vazamento de combustível da aeronave, no impacto com o solo.

A Perícia Forense oriunda da cidade de Sobral realizou a pericia da cena, na tarde de sábado. Todos os corpos, membros, segmentos e tecidos humanos encontrados foram entregues à equipe da Perícia Forense do núcleo  Sobral que seguiu para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em Fortaleza.

O local ficou sob a responsabilidade da Polícia Militar do Ceará, até a manhã de domingo (17 de maio) quando foi realizada a perícia pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a qual determinará a causa do acidente.

Os seguintes bombeiros militares participaram dessa ocorrência: Major Mardens Vasconcelos, 2º TEN Ricardo, ST Cleumárcio, CB Wanderson, CB Fabrício, SD Wilke, SD Paz, SD Paulo Santos, SD Thaylan, SD Feitosa e SD Soares), todos da 1ª Cia/3º BBM, além dos 3 Bombeiros Militares do BSU 1º TEN Mendes, ST Djacy e CB Sabiniano.