Oficial do CBMCE publica artigo científico com professores da UFC

15 de maio de 2020 - 09:14 # # # # # #

No dia 12 de maio de 2020,  o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, José Edir Paixão de Sousa, juntamente com os professores da UFC Dra Maria Ivoneide Veríssimo de Oliveira, Dr José Gomes Bezerra Filho e Dra Regina Fátima Gonçalves Feitosa lançaram o artigo ”Fatores de risco e ideação Suicida em pessoas com tentativa de suicídio, Fortaleza, Ceará, Brasil” na revista baiana de Saúde Pública. O oficial bombeiro militar foi coautor do artigo e ressalta a importância da publicação “ vivemos em tempos onde o a produção científica se faz necessária para embasar e orientar ações em todas as áreas do conhecimento. Saber quais são os possíveis fatores de risco para suicídio em determinada população de estudo enseja criações de políticas públicas e mudanças de posturas, bem como realização de ações de enfrentamento a esse grande causador de mortes em todo o mundo. É preciso conhecer para prevenir”.

Segundo a organização mundial de saúde (OMS), existem mais de 800 mil suicídios no mundo anualmente. Para cada suicídio consumado há cerca de 10 a 20 tentativas. Jovens e idosos são grupos de risco, entre outras populações.

Em casos de crise ligue 188, telefone do Centro de Valorização da Vida ou acesse www.cvv.org.br para chat online ou em caso de emergência acione o corpo de bombeiros pelo número 193.

O link para acessar o artigo gratuitamente segue abaixo: