Bombeiros realizam live sobre dicas de prevenção contra acidentes domésticos infantis

13 de maio de 2020 - 21:11 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em meio à pandemia provocada pelo Coronavírus (COVID – 19), onde a melhor forma de prevenção é o isolamento social, as aulas em escolas públicas e privadas, não só no Estado do Ceará, mas em todo o Brasil, estão suspensas por tempo indeterminado, para evitar aglomeração. Mas mantendo as crianças em casa por todo o tempo, aumentando os riscos de acidentes domésticos infantis.

Para tanto, o Major Giuliano, relações públicas do Corpo de Bombeiros e o Major Mardens, comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) de Sobral, na tarde desta quarta-feira, 13 de maio, considerando o cenário supracitado, realizaram uma live sobre dicas de prevenção contra acidentes domésticos infantis.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as quedas correspondem a  66% dos acidentes domésticos, resultando em 1665 feridos por dia e 04 mortes diariamente.

Para evitar as quedas, sugerimos algumas dicas para que as crianças tenham mais segurança em casa:

+ Certifique-se de que todas as janelas às quais a criança tenha acesso estejam travadas, trancadas ou adaptadas com travas, telas de proteção ou grades; no topo e na base das escadas, use grades ou portões de proteção.

+ Evite posicionar sofás abaixo das janelas.

Por dia, 37 crianças são vítimas de intoxicação ou envenenamento. O alerta é da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Para evitar acidentes que resultem em intoxicação:

+ Evite deixar produtos de limpeza ao alcance das crianças. Mantenha-os em local onde a criança não consiga pegar ou ter acesso.

+ Nunca armazene materiais de limpeza (detergente, desinfetante, água sanitária, amaciante) em garrafas plásticas (pet);

+ Caso a criança ou adulto venham ingerir algum destes produtos, conduza-o imediatamente ao hospital, levando consigo o frasco com o rótulo;

+ Medicamentos não devem ficar visíveis para as crianças. Mesmo vazios, nunca entregue os frascos para serem usados como brinquedo.

Muitas residências possuem jardins e canteiros com plantas. Deve-se ter muito cuidado com as espécies tóxicas. As crianças gostam de explorar o ambiente com seus sentidos – olfato, paladar, tato, visão e audição – e não possuem noção de risco desenvolvida. Por isso, geralmente, levam à boca tudo o que veem pela frente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 320 mil crianças morrem todos os anos em consequência de queimaduras..

Para evitar acidentes que resultem em queimaduras:

+ Crianças não devem ficar próximas ao fogão, principalmente quando estiverem em uso. Utilize as bocas de trás e vire o cabo das panelas para o centro do fogão.

+ Sempre que terminar de preparar os alimentos, certifique-se que fechou todos os botões acionadores das bocas, pois, caso contrário, podem provocar vazamento de gás de cozinha (GLP). Caso isso aconteça, abra as janelas para melhorar a ventilação, não permita que ninguém ligue ou desligue nenhum interruptor de iluminação ou ligue qualquer equipamento elétrico.

+ Não passe roupas com crianças ao redor, um descuido pode ser muito perigoso. Se for necessário se afastar, ainda que por pouco tempo, desligue da tomada. Ao terminar de passar as roupas, coloque o ferro de engomar em um local seguro, longe do alcance das crianças e de materiais de fácil combustão (plásticos, por exemplo) e quando ele estiver frio, acondicione-o dentro do armário

+ Além de adotar medidas que reduzam ao máximo a exposição dos pequeninos aos riscos domésticos, temos que ficar atentos. Um momento de desatenção é suficiente para que um acidente ocorra.

Proteja sua família, previna acidentes!