Comando de Engenharia sugere dicas de prevenção contra Curto – Circuito

31 de março de 2020 - 12:37 # # # # #

CURTO – CIRCUITO

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), referente ao Curto – Circuito, alerta que 80% dos incêndios residenciais no Brasil são provocados por problemas na rede elétrica, onde o curto-circuito é o principal responsável!

CONCEITO

Segundo o Major Mardens “um curto circuito nada mais é do que uma dissipação instantânea de energia. Essa dissipação ocasiona um superaquecimento dos condutores, que leva a reações violentas como as faíscas e explosões ditas anteriormente. Essas reações podem derreter a camada isolante dos cabos e levar a queima dos aparelhos e equipamentos. Por isso, o curto circuito é um dos principais causadores de incêndios devastadores em residências e indústrias e de acidentes domésticos causados por eletricidade”. Conceituou o Coordenador do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral).

CAUSA E EFEITOS

Ele pode ser causado por uma sobrecarga nos componentes elétricos e ocasionar, além de incêndios, graves  acidentes domésticos.

O curto circuito pode ser facilmente identificado através de alguns sinais:

•Cheiro de queimado em aparelhos;

•Lâmpadas que queimam muito rápido;

•Interrupção da energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente;

•Tomadas queimadas(com manchas negras);

•Disjuntores que desarmam constantemente e fusíveis queimados;

MANEIRAS DE PREVENIR

Melhor do que resolver um problema é saber como evitá-lo. Com algumas atitudes você pode tornar a sua residência um local mais seguro:

1 – Contrate um profissional habilitado e realize, pelo menos a cada 5 anos, uma manutenção elétrica;

2 – Evite a sobrecarga de aparelhos nas tomadas! Ligar vários eletrônicos no mesmo ponto, não é uma boa alternativa! Apenas aumenta a chance de ocorrer um curto e danificar seus equipamentos.

3 – Cuide também da fiação da sua instalação elétrica. Fios velhos, em má conservação ou já desencapados precisam ser trocados.

4 – Proteja as tomadas – além de ser um cuidado especial para as crianças, também  evita que sejam conectados objetos inadequados.

5 – Instale: um dispositivo DR pode evitar curto-circuito e prevenir choques elétricos e um DPS, para proteger contra sobre tensões.

Nunca utilize equipamentos elétricos próximos a água!