Colégio dos Bombeiros implementa Plataforma virtual por meio do Classroom da Google

30 de março de 2020 - 11:16 # # # #

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) implementa mais uma ferramenta para ajudar nos estudos durante a quarentena: o Google Classroom (Sala de Aula).

O aplicativo, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), criado em 2014, é uma espécie de sala de aula virtual do Google. Por meio dele, professores podem organizar e compartilhar conteúdo a distância.

Além de permitir anexar atividades e materiais em PDF, o Google Classroom possibilita a criação de perguntas que podem ser respondidas por múltipla escolha ou respostas curtas.

“Foi uma surpresa muito boa, elaborada em pouco tempo, devido os últimos acontecimentos que nos deixou uma dúvida sobre o conteúdo escolar e possíveis esclarecimentos. A ferramenta permite compartilhar PDF’s, anexos, fotos, ou seja, compartilhar questões e atividade para nos mantermos engajados durante esse período de quarentena. Diálogo e interação entre familia e escola”. Ressaltou a aluna Esther Firmesa do 8o ano C.

De acordo com o Tenente Romário “a adoção do sistema tem permitido manter as atividades escolares nesse período de uma forma eficiente. Podemos gravar aulas, enviar material didático, passar tarefas, tirar dúvida e manter contato mais sistemático com os alunos, independente dos encontros presenciais. Entendo que é uma ferramenta que veio para ficar, por tudo o que nos permite fazer”. Destacou o professor de Astronomia do CMCB.

“Em um período em que nossos alunos estão confinados em suas residências, este meio torna se uma ferramenta indispensável tanto para o aprendizado como para transformar esse período em algo produtivo. Em um mundo cada vez mais plugado não poderíamos deixar de utilizar a rede mundial para minimizar os impactos educacionais. Não posso deixar de agradecer a toda área técnica que não poupou esforços para criar e por em utilização esse novo meio educacional. Agradeço também aos nossos mestres, que compreenderam e rapidamente se reinventaram e estão utilizando as novas salas virtuais de aprendizagem”. Ressaltou o Cel QOBM Zélio Menezes, Comandante/Diretor do CMCB.