Bombeiros Militares realizam prevenção no açude carnaubal em Crateús

29 de março de 2020 - 19:51 # # # # # # #

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) por meio do Comando de Bombeiros do Interior (CBI) realizou ao longo deste domingo, 29 de março, prevenção de afogamento e conscientização contra aglomeração de pessoas por conta do coronavírus no açude Carnaubal, em Crateús, um açude que não sangrava a dez anos. Na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

Cerca de 200 pessoas, entre jovens, crianças, adultos e famílias inteiras se reuniram para ver esse fenômeno e espetáculo da natureza. Para o sertanejo a sangria do açude representa fartura e riqueza para o sertão.

Para o Tenente-coronel Homero Catunda “em condições normais essa aglomeração de pessoas seria natural, entretanto diante da epidemia mundial do coronavírus (COVID-19) essa proximidade de pessoas se torna temerária por demais”. Ressaltou o comandante dos bombeiros militares de Crateús.

Em face dessas circunstâncias a guarnição de bombeiros militares de Crateús (2ªCia/3ºBBM),  esteve no local e orientou a população a retornarem para as suas casas, evitando a aglomeração e atendendo a orientação dos bombeiros militares. Com respeito e consideração as pessoas foram se conscientizando e saindo do local.

Segundo o Tenente-coronel Anderson Viana, “em transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde deste sábado (28) o governador Camilo Santana anunciou a prorrogação, até o domingo da próxima semana (5), do Decreto Estadual que, entre outras medidas para conter a pandemia de coronavírus (Covid-19), mantém o isolamento social em todo o território cearense”. Lembrou o Comandante dos Bombeiros do Interior (CBI).

“Continuo orientando a população a evitar aglomerações. Só saiam de casa para as necessidades básicas. Os idosos precisam ser protegidos nesse momento e nós continuamos com todas as recomendações que temos feito ao longo dessas semanas aqui no Estado do Ceará”, afirmou o governador Camilo Santana.

O Alerta vai para evitar a aglomeração, mantendo o isolamento social, além de evitar risco de afogamento e mergulho em locais de forte correnteza, como no caso do açude carnaubal, em Crateús.