Governo do Ceará atua em Hidrolândia após fortes chuvas

26 de março de 2020 - 12:35 # # # # # #

O Governo do Ceará por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) que integra o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atua na cidade de Hidrolândia, na Região Sertão de Crateús, por conta das fortes chuvas que assolaram a cidade, além do rompimento de 9 açudes em 6 localidades, na madrugada de terça feira, 24 de março.

De pronto foram destacadas para atender a ocorrência quatro equipes, sendo três guarnições de busca e salvamento, uma de Canindé (6ªCia/3ºBBM), sob o comando do Tenente-coronel Sousa Júnior, duas guarnições de Sobral (1ªCia/3ºBBM), sob o comando do Major Mardens e uma equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado (CEDEC), sob o comando do Subtenente J Paulo.

A prioridade das guarnições de busca e salvamento foi localizar e resgatar vítimas em locais isolados e em situação de risco, mais de 100 pessoas, entre idosos, jovens e crianças foram resgatadas e conduzidas para um local seco e seguro, enquanto que a Defesa Civil atuou concomitante aos resgates, identificando locais para prestação de assistência à população vitimada pela enchente, providenciando abrigo, alimentação e assistência médica, além do serviço de levantamento dos dados necessários para providencias legais, tipo decretar o município em situação de emergência.

De acordo com o Tenente-coronel Holdayne, “o conceito de defesa civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social”. Destacou o Coordenador da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

Dados atualizados em conjunto com a Secretaria de Ação Social de Hidrolândia, em 26 de março, por volta das 07h50.

Localidades comprometidas na Sede do município: Centro, Progresso, Nova Hidrolândia, Vila Freitas e Alto da Esperança, enquanto que Zona Rural foram comprometidas: Conceição, Morro, Olho d’água, Ipueiras, Tartarugas e Salgado.

Foi identificado 14 casas destruídas, sem mensurar casas danificadas com 140 famílias desabrigadas e 80 famílias desalojadas que foram conduzidas para a E.E.F.M Centro Educacional Olcino Pereira de Sousa, localizado na Rua Felisalvina Mourão Rocha, 420, Centro de Hidrolândia. Estas famílias receberam a doação de roupas, agasalhos, alimentos e colchões. Na tarde desta quinta-feira, 26 de março, O Subtenente Gibson e Subtenente Monteiro da CEDEC/CBMCE se deslocaram para a cidade de Hidrolândia, levando 130 redes para serem doadas as famílias atingidas pelas fortes chuvas.

E.E.F.M Centro Educacional Olcino Pereira de Sousa

Conforme informação de populares e funcionários da prefeitura, os açudes que vieram arrombar, localidades/nome do açude:

1- Valdemir Mourão / Santo Amaro;

2- Orlando / Santa Maria;

3- Jatobá ( 2 açudes) Jardel e Gerardo Bastos;

4- Olho D’água ( 3 açudes) Antônio, Evidio e Bibiano;

5- Ipueiras / Manoel Antônio;

6- Pedro Peres / Morro.

A Prefeitura Municipal providenciou médicos, enfermeiros, agentes de saúde e assistentes sociais com distribuições de alimentos, água potável e higiene pessoal.

O Governo do Ceará atuou com o Corpo de Bombeiros/Defesa Civil e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos COGERH

Guarnições de Sobral: Major Mardens, Subtenente Frota, Subtenente Pontes, Cabo Gustavo e  Soldado Fernando na viatura de AS 54 com um bote e AP 119.

Guarnição de Canindé: Tenente-coronel Sousa Júnior, Subtenente A. Marcos, Subtenente Marcos, Soldado Amanda, Soldado Darlan,  Soldado Diego, Soldado Hudson na viatura AS 37.

Defesa Civil: Subtenente J Paulo, Subtenente Sousa e Subtenente Neudja na viatura DC 25

COGERH- Erinaldo técnico de Operação

Abraão, foi muito especial podermos navegar com você e sua família pelas águas do Rio Batoque!