Comando de Engenharia realiza Simulado de Emergência em Escola de Sobral

6 de março de 2020 - 15:37 # # # # # # #

Foi realizada, na manhã desta sexta-feira, dia 06 de Março, um Simulado de Atendimento a Emergência no Colégio Farias Brito Sobralense por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/3ºBBM) e do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), cujo objetivo é prevenir o pânico e que mais danos sejam causados à edificação, os exercícios simulados são essenciais para manter a ordem e reduzir os prejuízos em eventuais acidentes. Na Área Integrqada de Segurança 14 (AIS 14).

O evento iniciou com o acionamento do  alarme de incêndio instalado na edificação, avisando a todos que estavam no prédio de uma possível ocorrência de incêndio. Em seguida a Brigada de Incêndio iniciou a retirada de todos os 1.149 alunos e 159 funcionários presentes, um total de 1.308 pessoas. Simultaneamente foi acionada a Guarnição de serviço na 1ª Companhia do 3º Grupamento de Bombeiros, que se deslocou até o local nas viaturas de combate a incêndio, salvamento e resgate.

Segundo o Major Mardens Ney de Souza Vasconcelos, “o tempo resposta que as guarnições de bombeiros militares levou para chegar no local da ocorrência foi de 3 minutos e 45 segundos e o tempo de evacuação de todos os alunos, funcionários e professores da escola foi de 4 minutos e 02 segundos”. Destacou o Comandante da CEPI-Sobral.

Segundo o Tenente-Coronel Francisco Roberto Maciel de Morais, “após a evacuação da população presente no local e seu deslocamento a um ponto de encontro externo, o efetivo do Corpo de Bombeiros passou a combater o foco de incêndio existente, em uma das salas de aula desta instituição de ensino. Os Bombeiros Militares praticaram as técnicas de abordagem de portas, treinadas durante o Curso Básico de Combate a Incêndios – CBCIU, recentemente ocorrido nesta Unidade Bombeiro Militar”. Ressaltou o Comandante  da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/3ºBBM).

Foram ainda retiradas três vítimas do local, pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Brigada de Incêndio, conduzidas até a viatura tipo resgate.

O ponto de encontro foi na pracinha ao lado da Escola.