1ªCia/2ºBBM recebe visita do Prefeito e Vereadores de Maracanaú

12 de fevereiro de 2020 - 09:20 # # # # #

Recebemos a ilustre visita do Prefeito Municipal de Maracanaú, Firmo Camurça (@firmocamurca), na tarde desta quarta-feira, 05 de fevereiro, em nossa unidade, para estabelecimento de parcerias importantes para nos auxiliar a salvar vidas. Acompanhado pelos vereadores Tales Saraiva (@tales.saraiva_vereador) e Jeorgenes Castro (@jeorgenescastro), o Prefeito de Maracanaú conheceu os últimos resultados operacionais alcançados pela 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM). Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

Os dados foram apresentados pelo Tenente-Coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, Comandante da unidade, sendo comentado os acontecimentos mais recentes na área de segurança contra incêndio e salvamento existentes. Na oportunidade, o vereador Tales Saraiva apresentou Projeto Indicativo de Lei para que os carros inservíveis dos órgãos públicos municipais fossem doados ao Corpo de Bombeiros Militar para realização de Cursos de Salvamento Veicular, segundo os novos padrões internacionais.

A capacitação permanente dos bombeiros-militares da unidade constitui o resultado imediato dessa lei que será sancionada pelo Prefeito Firmo Camurça em breve. “A lei permitirá um acervo permanente de carros para treinamento, preparando os bombeiros-militares para realizar o salvamento veicular seguindo o novo protocolo internacional”, confirmou o TC Luiz Claudio.

Além disso, o comandante da unidade  agradeceu o apoio constante da Prefeitura na busca de soluções gerenciais para os problemas estruturais pelos quais a unidade passa corriqueiramente. Iniciou-se, desse modo, tratativas para a formalização de acordos colaborativos para solvência dos problemas estruturais mais urgentes da unidade.

Após isso, o Comandante da unidade convidou a comitiva municipal para conhecer as instalações do quartel, que atualmente passa por um processo de manutenção patrocinado pelo Governo do Estado. Os pontos críticos das demandas existentes foram abordados  as possíveis intervenções do poder público municipal para apoiar a Corporação no salvamento de vidas dos munícipes e de seu entorno.

Após os agradecemos formais, o TC QOBM Luiz Claudio ressaltou a gestão ativa do atual Comando Geral da Corporação, na pessoa do Cel QOBM Luís Eduardo Soares de Holanda, no sentido de garantir as condições mínimas para ação operacional efetiva da Corporação, enfatizando, contudo, a necessidade do apoio dos poderes executivo e legislativo municipais para ampliar a ação local do CBMCE.

“Sem o apoio dos poderes públicos municipais, nosso poder operacional fica reduzido, pois a integração é a chave para a eficiência, eficácia e eficiência das ações de resposta das equipes de emergência”, reforçou o TC Luiz Claudio.