1ªCia/2ºBBM corta árvore com risco de queda, em Pacatuba

7 de fevereiro de 2020 - 08:46 # # # # # # #

Corte de árvore exigiu destreza e profissionalismo das guarnições de Maracanaú

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºCia/2ºBBM), sediada em Maracanaú, atendeu nesta quinta-feira, 06 de fevereiro, através das guarnições de busca e salvamento 03 e combate a incêndio, uma ocorrência de corte de árvore (carnaubeira) que oferecia risco de cair sobre uma residência em virtude das últimas chuvas em Pacatuba. Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

Devido ao peso da copa da carnaubeira e o efeito dos fortes ventos, o tronco não resistiu ao peso e rachou a meia altura, causando uma preocupação maior aos moradores da casa em risco.

As guarnições foram acionadas por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS). Ao chegar ao local, instalaram o Posto de Comando e realizaram a verificação da situação. Ao perceberem as condições perigosas para a operação, as guarnições optaram por solicitar apoio aos moradores para providenciarem andaimes.

“Na resposta aos eventos adversos, os bombeiros-militares devem estar atentos aos riscos para que não se tornem vítimas do próprio evento, agravando ainda mais a situação”, informou a Tenente-Coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, Comandante da 1ª Companhia de Bombeiros/2º BBM.

A guarnição de busca e salvamento 03 e do combate a incendio, atentas aos riscos presentes, montaram os andaimes e realizaram o corte da árvore por etapas. Este procedimento reduziu a ameaça de acidentes com os integrantes da guarnição e facilitou a resolução da ocorrência.

“É importante podar a copa das árvores para reduzir seu peso e evitar ocorrências desse tipo”, enfatizou o TC Luiz Claudio.

Satisfeitos, os moradores agradeceram as guarnições do AT 20 e Salvamento 03, desejando a todos sucesso ao longo da jornada de serviço restante.

Na ocorrẽncia foi utilizado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) que é  uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros e eventos, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos, independente das barreiras jurisdicionais.