Corpo de Bombeiros participa do Curso sobre a Linguagem Simples, em Fortaleza

6 de fevereiro de 2020 - 16:35 # # # # #

A Soldado Lys Filincowsky do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), iniciou na manhã desta terça-feira, 04 de fevereiro, o Curso sobre a Linguagem Simples, que se realizará no período de 04 a 07 de fevereiro, promovido pelo Íris – Laboratório de Inovação e Dados da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, em Fortaleza. Na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

A palestra se realizou no auditório do Palácio da Abolição e foi ministrada pela Heloisa Fischer, jornalista e pesquisadora da PUC-RJ que fundou a assessoria Comunica Simples. Autora do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, abordou o tema da Linguagem Simples: movimento mundial pelo direito de entender e técnica de redação, no contexto de Governo Digital.

“Textos complicados de ler excluem milhões de brasileiros”. Ressalta Heloisa Fischer.

Segundo Élcio Batista, chefe da casa civil, “temos a missão de nos comunicar com todas as pessoas, de forma clara, simples e objetiva e essa atividade promove a desburocratização do acesso à informação a partir de vocês, agentes da informação, nas secretarias, para dentro e para fora do Governo”. “A ideia é fazer multiplicadores dentro do estado, mostrando que prestar serviços ao cidadão se fazendo claro e direto na forma de comunicação é respeitar o direito do cidadão”. Destacou o Secretário da Casa Civil.

A linguagem simples é um direito civil (Al Gore).

Para Lys, “está sendo uma excelente oportunidade para aprender a técnica e os benefícios dela na comunicação escrita do setor público. Ter os textos dos órgãos públicos escritos com linguagem simples é um direito do cidadão”. Afirmou a Soldado do Corpo de Bombeiros lotada no Comando de Engenharia.