5º BBM promove confraternização competitiva com alunos do JBV, em Juazeiro do Norte

27 de janeiro de 2020 - 17:15 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM), Quartel sediado em Juazeiro do Norte-CE. neste sábado, 25 de janeiro promoveu uma confraternização dos alunos do projeto social Jovem Brigadistas de Valor (JBV). Na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Na oportunidade, os brigadistas participaram de uma competição, com muita emoção e de disputas acirradas nas etapas das provas ocorridas e ao longo dos desafios propostos.

Os desafios propostos estimulam o trabalho em equipe, o comprometimento dos jovens, a disciplina, além da técnica e capacidade física exigidas na execução das atividades que envolveram as diversas áreas do conhecimento bombeirísticos adquiridos ao longo da formação, como: atendimento pré hospitalar, combate a incêndio e busca e salvamento.

Histórico do JBV

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel DUARTE FROTA. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel HÉLCIO, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 2.975 brigadistas em 75 núcleos, além da Capital Fortaleza, com 29 núcleos, o projeto alcança os municípios: Maracanaú, Caucaia, Canindé, Crateús, Iguatu, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Paracuru, Aracati, Horizonte, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Acopiara, Pecém e Tauá.

Após a criação do Decreto nº 27.141 de 18 de julho de 2003, os Projetos Sociais, desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiro, ficaram sob a Coordenação do CTDH. As instruções ministradas pelos bombeiros, buscavam estimular os jovens a desenvolver na comunidade atividades voluntárias de ajuda mútua.

A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítico transformadora.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

São repassadas instruções aos jovens entre 14 a 17 anos, noções cidadania, moral, ética, disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e salvamento. Estes jovens são orientados e treinados a prestar primeiros atendimentos às vítimas de acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndio e como preveni-los.

Segundo o Tenente-Coronel José Cláudio Barreto de Sousa, “desde sua implantação já passaram pelo projeto mais de vinte mil jovens”. “No ano de 2019, temos 75 Núcleos, sendo atendidos 2.975 alunos em todo o Estado do Ceará”. Ressaltou o Coordenador-Geral do projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV).