Corpo de Bombeiros capacita servidores da Justiça Federal no uso do DEA, em Fortaleza

23 de janeiro de 2020 - 09:03 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) realizou ao longo desta quarta-feira, 22 de janeiro, um treinamento básico sobre o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) para 25 servidores brigadistas da Justiça Federal do Ceará, em Fortaleza.

Recém adquiridos pela Justiça  Federal, os equipamentos serão alocados nas instalações das unidades do Centro e da Aldeota e ampliam as possibilidades de sobrevivência em caso de paradas cardíacas ocasionadas por Fibrilação Ventricular e Taquicardia Ventricular, principalmente quando disponível nos minutos iniciais de uma PCR.

A capacitação foi ministrada pelo Subtenente Domingos Neto e proporcionou aos participantes conhecer a chamada Corrente da Sobrevida da American Heart  e os passos a serem adotados até a chegada do socorro avançado.

Segundo o Tenente-Coronel José Cláudio Barreto de Sousa, “O Desfibrilador Automático Externo (DEA) é um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente as, potencialmente letais, arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular em um paciente. Além de diagnosticar, ele é capaz de tratá-las, através da desfibrilação, uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal”. Ressaltou o Comandante do CTDH/CBMCE.