Corpo de Bombeiros realiza instrução de Combate à Incêndio para Policiais Penais

18 de janeiro de 2020 - 20:50 # # # # # #

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (1ªCia/2ºBBM), quartel sediado em Maracanaú, e de sua Assessoria de Comunicação (ASSCOM) ministrou treinamento ao longo deste sábado, 18 de janeiro, de Combate à Incêndio com instrução teórica e prática para policiais penais, alunos do Curso de Nivelamento Operacional da Secretaria de Administração Penitenciária, realizado no Centro de Treinamento Operacional Carcerário (CTOC), em Itaitinga.

Esta instrução compõe o curso de Nivelamento Operacional, sob a Coordenação da Escola de Gestão Penitenciária da Secretaria da Administração Penitenciária (EGPR/SAP). A duração do curso é de 42 dias úteis.  Estão participando 76 policiais penais. O curso é destinado aos policiais penais que tomaram posse no dia 29 de novembro de 2019. O curso oferece qualificação e nivelamento em prol das atividades executadas no sistema de segurança penitenciária da Secretaria da Administração Penitenciária. Em 04 de fevereiro de 2020 iniciará uma nova turma, no momento em que mais 70 policiais penais tomarão posse. Os policiais penais serão lotados ao final do curso.

A instrução foi liderada pelo Primeiro Tenente Dionnis, tendo como monitores os Soldados Lauro e Igor.  O conteúdo da instrução ministrado para o Curso de Nivelamento Operacional contemplou a teoria do fogo, formas de propagação de incêndio, formas de extinção de incêndio, cuidados com gás liquefeito de petróleo (GLP) e extintores de incêndio.

Na parte prática, treinaram o combate a incêndio defensivo, quando o combate é feito sem o equipamento de proteção individual (EPI), sem o contato direto com a fumaça e as chamas. Além disso, foi repassado as técnicas de maleabilidade com mangueira e acondicionamento aduchada pelo seio. Foi feito uma sistema de mangueira com duas linhas de ataque, utilizando a pressão fornecido pelo corpo de bomba da viatura Auto Tanque 21 (AT-21).

Os alunos entenderam a importância do combate ao princípio de incêndio. Após essa instrução, os policiais penais encontram-se aptos a poderem trabalhar em conjunto com os Bombeiros Militares, em caso de incêndio em edificações carcerárias.