Marisol e 1ª CIA/2º BBM realizam simulado de abandono de edificação

10 de janeiro de 2020 - 14:00

O simulado de abandono de edificação ocorreu nesta quinta-feira, 9 de janeiro, na empresa Marisol, em Pacatuba.

Por volta das 13:40 horas, chegou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) um pedido de socorro da gerência de segurança e meio ambiente da empresa Marisol, informando do risco de explosão nos geradores da empresa. De pronto, as guarnições de combate a incêndio e busca salvamento da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/2º BBM), Quartel de Maracanaú, foram acionadas e seguiram para empresa, que se localiza na CE 060, Pavuna, no município da Pacatuba, Região Metroṕolitana de Fortaleza (RMF), na Área Integrada de Segurança 12 (AIS-12).

A viatura de combate à incêndio, Auto Bomba Tanque 34 (ABT 34) e a viatura de busca e salvamento, Auto SAlvamento 20 (AS-20), partindo do Quartel de Maracanaú, chegaram na planta industrial em 12 minutos após o acionamento da CIOPS. Importante para o Simulado a verificação do tempo resposta.

No local, um representante da empresa encaminhou as guarnições para o local do risco de explosão e os primeiros procedimentos foram adotados. O Plano de Abandono da empresa foi acionado, cabendo aos brigadistas promover a saída dos colaboradores de forma organizada, rápida e segura. Todos foram direcionados para o ponto de encontro, onde teve início a contagem das pessoas. Ao todo, participaram do exercício simulado 1064 funcionários.

”Atividades como esta fortalecem o relacionamento entre os bombeiros-militares e os brigadistas da empresa, bem como possibilita que nós conheçamos as áreas de risco da empresa, que integra o Plano de Auxílio Mútuo do Distrito Industrial (PAM-DI)”, explicou o TC QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, Comandante da 1ª CIA/2º BBM.

Ainda que a chuva tenha sido um complicador não previsto na simulação de abandono, o exercício teve a participação ativa dos bombeiros-militares e da brigada de incêndio da empresa.

“Este grande exercício nos ajuda a perceber a validade dos nossos planos e a operacionalidade do Corpo de Bombeiros Militar. Estamos todos de parabéns pelo sucesso deste simulado”, informou a Sra Ivna, representante da empresa junto ao PAM-DI.

Após as palavras do Comandante da Unidade de Maracanaú e da Sra. Ivna, o simulado foi encerrado com a percepção de pleno êxito.