2ªCia/1ºBBM (Quartel do Mucuripe) comemora 48 anos de existência

9 de janeiro de 2020 - 14:50 # # #

Quartel da 2ª Companhia de Bombeiros do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (Mucuripe),na manhã desta quinta-feira (9), por meio de uma solenidade cívico-militar, realizou a comemoração do seu 48o aniversário. A cerimônia contou com a presença do comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC), Coronel José Nildson de Oliveira, além de outros comandantes de companhias e batalhões do Corpo de Bombeiros. Na Área de Segurança Integrada 1 (AIS-1).

Diversas autoridade civis e militares prestigiaram o evento, dentre elas destacamos o Tenente-coronel BM Francisco Gledson Barbosa Rodrigues (comandante do 1o BBM) e a Tenente-coronel Diana Maria Veras Feitosa. Dentre as autoridades civis, estavam os representantes do grupo J.Macedo e da BR Distribuidora.

Tenente-coronel Valdyano, Cmt da 2ªCia/1ºBBM

Atualmente comandada pelo Tenente-coronel Francisco Valdyano Rodrigues da Luz, a história do quartel do Mucuripe é repleta de atos de bravura perpetuados por nossos bravos bombeiros que em cada ocorrência demonstram toda a sua coragem e destemor. Para destacar todo esse valoroso trabalho, foram homenageados os envolvidos na primeira ocorrência da 2ª Cia/1º BBM:

Capitão BM Filipi Ribeiro Cavalcante, com a barreta Machadinha Simbólica.

Subtenente Cleiton José Rebouças, com a medalha Capacete Bombeiro Militar.

Sargento Jucenildo Macário Lopes, com a medalha Mérito Bombeiro Militar.

Cabo Tiago Padilha Farias, com a barreta Machadinha Simbólica.

Histórico

A 2ª Cia de Bombeiros do 1º Batalhão de Bombeiros possui suas origens no antigo Posto de Bombeiros do Mucuripe, criado pela Lei 7,065, de 30 de dezembro de 1963, e inaugurado oficialmente a 5 de janeiro de 1972.

Com o crescimento acelerado da cidade e da população de Fortaleza no ultimo quartel do Século XX o Corpo de Bombeiros vem providenciado mudanças de ordem administrativa e estrutural em suas unidades, inclusive na do Mucuripe, transformando-a no decorrer dos anos 80 em, Subgrupamento e Grupamento de Incêndio.

Com a Portaria nº 038/2007, de 23 de janeiro de 2007, publicada no Boletim nº 17, desse mesmo mês, a Seção de bombeiros do Mucuripe tornou-se vinculada operacional e administrativamente ao 1o Batalhão de Bombeiros.

Conforme a publicação atualizada do livro da História do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará,(dos seus primórdios ao dias atuais), Escritor e Autor do Livro José Luciano Viana do Nascimento – Fortaleza: RDS Editora, 2018/2ª Edição atualizada.