Corpo de Bombeiros e Grupo J. Macedo realizam Simulado de Emergência

7 de janeiro de 2020 - 18:07

O Quartel do Mucuripe (2ª Cia/1º BBM) do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBMCE) e a empresa J. Macedo realizaram, na manhã desta terça-feira (07), no Bairro Mucuripe, um exercício de simulação de emergência. A iniciativa contou com a presença de 200 participantes. Na Área Integrada de Segurança 1 (AIS-1).

Por volta das 10 horas, foi simulada uma explosão com fumaça no 2º andar do prédio administrativo da empresa. Durante o exercício, foram acionados os brigadistas da J. Macedo e a equipe do Corpo de Bombeiros do Quartel do Mucuripe, responsável pela cobertura da região. As equipes atuaram no combate ao incêndio, salvamento de vítimas e evacuação de mais de 200 colaboradores da empresa.

Para o comandante-adjunto do Quartel do Mucuripe, Tenente-Coronel Edir, o simulado com as empresas da região do Cais do Porto é uma oportunidade para o Corpo de Bombeiros de trabalhar de forma coesa com as empresas participantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). “É muito salutar quando uma empresa integrante do PAM abre as portas e convida o CBMCE para participar de seus treinamentos. Assim conhecemos os riscos envolvidos nessa empresa e estreitamos as relações com seus colaboradores. Dessa forma, ficamos mais preparados para o caso de acontecer algum sinistro real nessa empresa que necessite de nosso socorro”, frisou o oficial.

Segundo o Tenente-Coronel Valdyano, comandante da 2ª Cia/1°BBM – Mucuripe, “esse simulado realizado por empresas parceiras retrata o comprometimento com a segurança contra incêndio e o combate efetivo as chamas, fortalecendo as parcerias existentes entre as empresas envolvidas e o Corpo de Bombeiros Militar, que tem como missão, vidas e riquezas salvar,”. Ressaltou o oficial.

De acordo com Fabiano, técnico de segurança da J. Macedo, o objetivo desse exercício é testar e avaliar o poder de resposta dos colaboradores da empresa que recebem constantemente treinamento de brigadistas para atuação em emergências, visando a melhoria contínua e fortalecendo a cultura da prevenção. “Tivemos a oportunidade de pôr em prática os nossos conhecimentos e analisar a nossa capacidade de resposta”.

O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Mucuripe tem como objetivo fortalecer a cultura preventiva entre as empresas da região, integrando recursos humanos e materiais em parceria com os órgãos públicos, em especial o Corpo de Bombeiros Militar, para quando necessário mobilizar recursos e dar a resposta adequada para o atendimento a sinistros em qualquer empresa da área.