1ªCia/2ºBBM resgata corpo no Açude de Santo Antônio Pitaguary, em Maracanaú

6 de janeiro de 2020 - 09:54

O Corpo de Bombeiros MIlitar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros MIlitar (1ªCia/2ºBBM) foi acionana por volta das 11 horas e 37 minutos para atender a uma ocorrência de afogamento de um homem no açude Santo Antônio do Pitaguary, localizado em uma área de reserva indígena em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS-12).

Tratava-se de um jovem de 25 anos de idade, que veio a falecer após tentar fazer a travessia do açude do Santo Antônio do Pitaguary. Suspeita-se que tenha sido um mal súbito a causa do afogamento, tendo em vista que a vítima não possuía histórico de doenças de maior gravidade, segundo os seus familiares.

Para atender a ocorrência foi deslocada uma viatura de busca e salvamento, de prefixo Auto Salvamento 32 (AS-32), do Quartel de Bombeiro MIlitar de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM), comandada pelo Subtenente Fernandes, que efetuou o deslocamento da base ao local da ocorrência em menos de 10 minutos, porém, ao chegar ao local da ocorrência, a vítima já se encontrava submersa, dando início as buscas para encontrá-la. Após alguns minutos de busca, o corpo da vítima foi encontrado, pelos Bombeiros Militares, Subtenente Cleiton, Cabo Lázaro e Soldado Kayque, os quais estavam empregando às técnicas de busca em ambiente aquático. Logo após a retirada do corpo, chegaram ao local duas viaturas do Serviço de Atendimento Médico Urgência – Ceará (SAMU-CE), sendo uma unidade de suporte básico e outra de suporte avançado.

Após o resgate do corpo foi tentado pela guarnição e SAMU Ceará, em revezamento a Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP), sem sucesso, momento em que foi constatado o óbito pelos profissionais de saúde. O Corpo foi entregue a guarda da PMCE, por meio do Subtenente Alexandre.