Bombeiros de Canindé resgatam corpo de criança no açude Sussuarana

3 de agosto de 2019 - 09:34

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (6ª Cia/ 3º BBM), quartel sediado em Canindé, por volta das 9h50, atendeu, na manhã desta sexta-feira, 02 de agosto, uma ocorrência de afogamento de uma criança de dez anos de idade, no açude Sussuarana, no município de Canindé, área integrada de segurança 15 (AIS 15).

De pronto o comandante do 3º BBM que também responde pelo comando da 6ª Cia do 3º BBM, o tenente-coronel SOUSA JÚNIOR acompanhou a guarnição de serviço na viatura AS-37, composta pelo subtenente SILVA GOMES, soldado LINCOLN, soldado AMANDA e soldado HUDSON.

O açude se localiza a 20 km da sede do município, não dispõe de sinal de celular, o aviso da ocorrência se deu por meio da rede mundial de computadores (internet), onde uma mensagem foi encaminhada para uma agente de saúde conhecida de uma pessoa da localidade, e, esta acionou os bombeiros.

Utilizando um cilindro de mergulho, o corpo da criança foi localizado em cerca de uma hora de mergulho, a uma profundidade de cerca de 2 metros. Na parte mais funda, o açude atinge entre três e quatro metros.

Segundo informes de populares, a criança acompanhada de mais duas crianças menores que ela foi apanhar água para sua casa e ficaram brincando no açude, quando ocorreu o afogamento.

O corpo foi entregue a perícia forense do estado (PEFOCE) por meio da viatura 7061 cuja equipe é composta pelo Senhor Jeová Miranda e o Márcio. A guarnição dos bombeiros retornou a sua unidade por volta das 12h30.

Dicas de prevenção

Em épocas de férias, o Corpo de Bombeiros atua de forma mais incisiva e vem reiterando os cuidados que devemos ter nos momentos de lazer em praias, lagoas e balneários.

Lembrando que existem cuidados específicos para cada tipo de local, pois as lagoa, rios, represas e açudes por serem de água doce, vão possuir uma densidade menor, onde afundamos com uma maior facilidade, as praias têm entre seus principais perigos as correntes de retorno, e os balneários têm entre os seus perigos a falsa sensação de tranquilidade.

Água na cintura, sinal de perigo! – Uma criança nunca deverá esta desacompanhada ao adentrar quaisquer meio liquido