Bombeiros Militares realizam Formatura do Projeto JBV na cidade de Crato

23 de dezembro de 2019 - 09:33

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militares (2ªCia/5ºBBM), Quartel da cidade de Crato, realizou neste sábado, 21 de dezembro, por volta das 17 horas, a formatura de conclusão de curso de três turmas do Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV). Na Área Integrada de Segurança 19 (AIS-19).

As três turmas contavam com 65 alunos e funcionavam na sede da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militares (2ªCia/5ºBBM)da na cidade do Crato.

Juramento dos formandos

Durante o ano de 2019 os 65 alunos, que na sua maioria eram de escolas públicas, agregaram valores morais e sociais como respeito, educação, dignidade, companheirismo, honra e patriotismo, entre outros.

Na ocasião, diversas instruções ajudaram no desenvolvimento dos formandos enquanto cidadãos. As principais disciplinas do curso foram Noções Básicas de Atendimento Pré Hospitalar, de Combate à Incêndio, de Salvamento Terrestre, de Salvamento em Altura, Ética e Cidadania. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) e a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).

“O projeto é muito importante para os jovens e suas famílias, traz conhecimentos valiosos para o dia a dia, podendo até ajudá-los a salvar vidas como no caso de engasgo. Além disso, ao passo que se dar a oportunidade aos adolescentes de estarem nessas atividades está se ocupando o seu tempo ocioso e ajudando-os a tomar o caminho do bem”. Avalia o 1º Tenente Sócrates,  coordenador de um dos núcleos.

Formandos ladeados pelos familiares

Histórico do JBV

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel DUARTE FROTA. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel HÉLCIO, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 2.975 brigadistas em 75 núcleos, além da Capital Fortaleza, com 29 núcleos, o projeto alcança os municípios: Maracanaú, Caucaia, Canindé, Crateús, Iguatu, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Paracuru, Aracati, Horizonte, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Acopiara, Pecém e Tauá.

Após a criação do Decreto nº 27.141 de 18 de julho de 2003, os Projetos Sociais, desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiro, ficaram sob a Coordenação do CTDH. As instruções ministradas pelos bombeiros, buscavam estimular os jovens a desenvolver na comunidade atividades voluntárias de ajuda mútua.

A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítico transformadora.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

São repassadas instruções aos jovens entre 14 a 17 anos, noções cidadania, moral, ética, disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e salvamento. Estes jovens são orientados e treinados a prestar primeiros atendimentos às vítimas de acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndio e como preveni-los.

Desde sua implantação já passaram pelo projeto mais de vinte mil jovens. No ano de 2019, temos 75 Núcleos, sendo atendidos 2.975 alunos em todo o Estado do Ceará.