1ªCia/BBS resgata gato em poço, no Bairro Siqueira

21 de dezembro de 2019 - 09:05

Na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro, a guarnição de Busca e Salvamento 5, da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para resgatar um gato que caiu num poço, no Bairro Jardim Jatobá/Siqueira. Na Área Integrada de Segurança 2 (AIS-2).

De pronto a guarnição composta pelo Subtenente Genivan, Subtenente Acelino Lima, Subtenente Emanuel e Cabo Moura, na viatura de Auto Salvamento 43 (AS-43) se deslocaram ao local e por meio da utilização do nó lais de guia, conseguiram laçar e içar o gato, que foi resgatado vivo e sem sequelas.

Saiba mais

Lais de Guia é um dos mais conhecidos e utilizados nós. Nó de grande utilidade, usado para formar uma laçada não corrediça. É um de grande confiabilidade pois além de não estrangular sob pressão, é fácil de desatar. Ao executá-lo deve-se tomar cuidado uma vez que, se mal executado, desmancha-se com facilidade.

O nó lais de guia tem como função principal ajudar no resgate de pessoas afogadas e em portos para manter os navios ancorados, muito usado na marinha em treinamentos de resgate e ancoradouros. É um laço que não corre. No livro de Ashley, o Lais de Guia recebe o número 1010. Uma variante recomendada pela marinha holandesa recebe o número 1034 e meio.[1]

O Livro de Ashley sobre Nós, publicado originalmente em 1944, é até hoje a principal referência sobre nós em cordames e cabos. Com mais de sete mil ilustrações, descreve mais de três mil nós e variações. Seu autor é Clifford Ashley.

Referências:

1 –  The Most Useful Rope Knots for the Average Person to Know

2 –  Clifford W. Ashley. The Ashley Book of Knots. Doubleday, New York. ISBN 0-385-04025-3 (em inglês)