Curso de SCI da AESP/CBMCE participa de exercício de emergência no Aeroporto Internacional de Fortaleza

28 de novembro de 2019 - 14:58

A turma do Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) participou na manhã desta quinta-feira, 28 de novembro, de um Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (ESEA) no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins.

O exercício não atrapalhou a operação do aeroporto. De acordo com a Fraport Brasil, o objetivo do Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (Esea) é avaliar o acionamento de recursos externos, como Samu, Bombeiros Militares, AMC e Ciopaer.

Além disso, o ESEA irá treinar as equipes que atuam no aeroporto em situação de emergência. A ação foi coordenada entre a Fraport Brasil – Fortaleza e os órgãos competentes.

AESP – SCI

A Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) realiza o Curso do Sistema de Comando de Incidentes para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) no período de 25 a 29 de novembro.

Para o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, o Coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, “o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) é uma ferramenta gerencial capaz de organizar a operação de resposta a quaisquer tipos de eventos, dos simples aos mais complexos, de origem humana, natural ou tecnológica, permitindo o acompanhamentos das ações de operacionais, o alcance dos objetivos e a utilização dos recursos durante todas as etapas de uma ocorrência”. Ressaltou o Comandante.

A formação continuada dos agentes de segurança pública ocorre nas dependências da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, do SAMU Ceará, das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de Maranguape, de Maracanaú e de Fortaleza participam do curso que em seu nível básico contará com carga horária de 36 horas/aula.

“O SCI permite a integração operacional das forças de segurança pública, promovendo uma resposta qualificada do Estado em emergências e situações críticas com eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, padronização e rapidez”, comentou o Tenente-Coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, Coordenador do Curso.

O Curso conta como instrutores a Tenente-Coronel Diana, o Tenente-Coronel Luiz Claudio, o Tenente-Coronel Albert e como Monitor o Major Eduardo Gonçalves. Além de uma Palestra do Comandante-Geral sobre a importância do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) na ocorrência do Edifício Andréa.

ESEA

Durante o Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (Esea), as equipes precisaram controlar o incêndio causado pelo acidente, fazer o resgate de cerca de vítimas, além da eliminação de riscos na área atingida pelo fogo.

Para dar mais realidade ao processo, as vítimas foram maquiadas com diversos tipos de ferimentos.  As lesões realmente simularam as possibilidades de um acidente real, sem contar que realmente foram usados os recursos e materiais necessários para o socorro completo.

Além das equipes da Fraport Brasil, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, participaram do ESEA a Aeronáutica, a Policia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência do Ceará (SAMU-Ceará), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Perícia Forense (PEFOCE) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER).

Na condição de observadores, os alunos do Curso de Sistema de Comando de Incidentes da AESP/CBMCE agradecem a oportunidade de participar do ESEA.