1ªCia/BBS participa do Dia Mundial de Limpeza de Praias, em Fortaleza

21 de setembro de 2019 - 19:04

A Capital cearense está entre os mais de 800 municípios brasileiros que sediam a maior iniciativa voluntária para coleta de resíduos nas praias, rios e lagoas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS), em prol da sustentabilidade ambiental participou por mais um ano do conjunto de instituições voluntárias que aderiram ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas – CLean Up the World. Na cidade de Fortaleza, na manhã deste sábado, 21 de setembro, somamos esforços com aproximadamente 300 voluntários na Praia de Iracema, que realizaram limpeza de praia e atividades de educação ambiental em terra, enquanto o Corpo de Bombeiros realizou mergulhos retirando lixo do mar.

A equipe de mergulhadores composta pelo major Landim, subtenente Souza, subtenente Bosco e soldado Juscelino apesar da pouca visibilidade foi recolhido do mar sacos plásticos, garrafas plásticas, latinhas de cerveja dentre outros materiais.

Enquanto que em terra, houve troca de materiais recicláveis por mudas nativas ou frutíferas, exposição de artes produzidas com garrafas pets e de produtos confeccionados com a reutilização de óleo de cozinha. Todas estas ações visam sensibilizar a população para a necessidade de preservar as praias e o meio ambiente marinho.

Além do Corpo de Bombeiros Militar a intervenção contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (Remes), C. Rolim Engenharia, Limpa Brasil/Teoria Verde, Enel, Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Hotel Sonata de Iracema, Instituto Iracema, Sindiônibus, Yby Soluções Sustentáveis, Cora, Ser do Bem, Indaiá, BeOcean, Gosto Leve, Zero WasteCE, Tizziana Bem-Casados, Cruz Vermelha, Greenews, Cassaco Time e 45º Grupo Escoteiro Padre Caetano.

World Cleanup Day

Em 2018, o World Cleanup Day teve a participação de 17 milhões de pessoas, abrangendo 158 países com temperaturas variando de -10oC (no Canadá) a +48oC (no Irã). Os organizadores tiveram que lidar com os efeitos de seis ciclones tropicais e enfrentaram guerras, conflitos e distúrbios. No Brasil, algumas cidades tiveram que adiar a ação devido às fortes chuvas nesse dia. No entanto, esta provou ser a maior ação de limpeza organizada que já ocorreu no planeta em um período de 36 horas e os organizadores esperam uma repetição mais forte este ano.