Bombeiros e cães farejadores do CE retornam para ajudar nas buscas em Brumadinho/MG

30 de agosto de 2019 - 15:20

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CBRESC/BBS), nesta quinta-feira, 29 de agosto, enviou um oficial e dois binômios de busca para a segunda etapa de buscas em Brumadinho/MG. Lembrando que Binômio é uma dupla formada por um bombeiro militar cachorreiro e seu cão.

A missão de buscas em Brumadinho foi dividida em duas partes, na primeira parte, os binômios passaram 15 dias em Brumadinho e retornaram a Fortaleza para descanso por igual período. Agora na segunda etapa, a equipe foi reforçada com um oficial, o primeiro-tenente Eliomar e seguem por mais 15 dias em missão.

“Poucos tinham a noção da importância de um cão de busca, após esse desastre, recebemos reconhecimento e atenção. No desenvolvimento atual da operação em Brumadinho, os cães são mais do que apenas uma ajuda, são fundamentais para o êxito na procura de todas as vítimas, onde respondem por mais de 70% das vítimas encontradas”. Ressaltou o primeiro-tenente Eliomar.

“Trabalhar numa ocorrência dessa magnitude é desejo de qualquer bombeiro, e ir atuar como cachorreiro, numa das funções mais importantes da operação demonstra o valor inestimável de trabalhar com um cão de busca com este perfil”. “Nossos cães foram muito bem, cumprindo o que era esperado. Estamos indo para a segunda etapa e já soubemos, informalmente, do desejo do comando da operação de sermos convidados para uma terceira etapa, visto o quanto à guarnição do CBMCE foi eficiente na missão e, pelos resultados alcançados que oportunamente serão divulgados oficialmente”. Comentou o primeiro-tenente Eliomar.

Os binômios, o subtenente J. MARIA e o cão UNO da raça pastor belga malinois e o soldado GOMES e a cadela ANNY da raça labrador retriever mais o primeiro-tenente Eliomar viajaram para Minas Gerais com o objetivo de auxiliar nas buscas de restos mortais de desaparecidos no soterramento da mineradora em Brumadinho. O rompimento da barragem aconteceu em 25 de janeiro de 2019. E, no momento ainda se encontram desaparecidos 22 vítimas dessa tragédia.

ANNY e UNO pertencem ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. ANNY tem um ano e onze meses e UNO tem sete anos e cinco meses, sendo mais experiente e ambos são integrantes da 1ª Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CBReSC / BBS).

A 1ª CBRESC, vinculada ao Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), tem sua sede na Avenida L, 1.901 do Conjunto José Walter, na cidade de Fortaleza/CE, atualmente comandada pelo tenente-coronel LINO José Rodrigues Filho, que foi o idealizador e fundador desta companhia, contando com um efetivo de onze bombeiros militares e doze cães das raças labrador, pastor belga de malinois, golden retriever e boiadeiro australiano. Fundada em 27 de agosto de 2007, nesta terça-feira, completou 12 anos de efetivo serviço ao povo cearense.

Para o tenente-coronel LINO, comandante da CBRESC, ser incluído e apontado nesse contexto, de poder contribuir nas buscas em Brumadinho/MG, por si só, já é um grande reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CBMCE por meio da CBRESC ao longo de quase 12 anos, onde nossos binômios receberam este convite do comandante da operação em Brumadinho, pelo perfil, nível e experiência nesse tipo de missão.

Os bombeiros militares que trabalham com cães farejadores costumam dizer que um deles vale por 20 militares. Para o instrutor do cão UNO, o cão tem uma perceptiva olfativa bem melhor que o ser humano. “O animal tem 40 vezes mais de células olfativa, o que ajuda na edificação de certos odores”, ressalta o subtenente J. MARIA.

Há mais de doze anos o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará conta com a ajuda de agentes especiais. Os cães farejadores ajudam os militares a localizarem pessoas perdidas em matas, escombros ou afogamentos.

Para identificar onde estão às vítimas ou possíveis restos mortais os cães são treinados desde muito cedo e aprendem, entre outras coisas, a ignorar outros animais ou qualquer tipo de distração durante as ações. As atividades físicas também fazem parte da rotina.

O rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil. A barragem classificada como de “baixo risco” e “alto potencial de danos”, era controlada pela Vale e estava localizado na região de Córrego do Feijão, a 65 km de Belo Horizonte.

Os cães são muto doceis e sempre por onde andam, acabam chamando a atenção e muitas selfies.

Esse UNO tem muitas fãs.