Cão de busca do CBMCE doa sangue e salva vida de Golden Retriever

5 de julho de 2019 - 12:22

Salvar vidas não é novidade para a cadela Kelly, que integra o efetivo da 1ª Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CBReSC/BBS). Desta vez, porém, o jeito de cumprir a missão foi diferente.

Em vez do faro aguçado, foi o sangue precioso da Golden Retriever o fator determinante parta garantir que mais uma vida se perpetuasse. Graças a uma transfusão sanguínea, procedimento ainda pouco frequente entre cães no estado, outra Golden Retriever se salvou.

A cadela Hera se encontrava enferma, em estado crítico, devido a uma hemoparasitose. A situação exigia uma transfusão urgente, segundo diagnóstico especializado. Considerando a dificuldade de obter sangue canino, o proprietário, Hedilton Moreira, entrou em contato com a 1ª CBReSC, solicitando ajuda. Apesar de inusitada, a solicitação foi prontamente atendida pela equipe da companhia, que se mobilizou para garantir a realização do procedimento.

“Apesar da doação de sangue não ser uma rotina no nosso canil, não medimos esforços para salvar a Hera. Inclusive para a Kalley também houve o benefício da renovação sanguínea, já que, no momento da doação, o corpo entende que houve uma perca de sangue e começa a formar novas células”, explica o cabo Rafael Gomes, um dos médicos veterinários da CBReSC.

A 1ª CBReSC, vinculada ao Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), tem sua sede na Avenida L, 1.901 do Conjunto José Walter, na cidade de Fortaleza/CE, atualmente comandada pelo tenente-coronel Lino José Rodrigues Filho e conta com um efetivo de onze bombeiros militares e doze cães das raças labrador, pastor belga de malinois, Golden Retriever e boiadeiro australiano.