CBMCE/CTDH realiza capacitação para futuros coordenadores e instrutores do JBV

28 de agosto de 2019 - 15:13

O Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CTDH) realizou treinamento de capacitação para bombeiros militares interessados em participar do projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV), na condição de coordenador, instrutor ou monitor.

Com o prévio entendimento junto ao Comando Geral da Corporação, foi realizado treinamento de capacitação para 60 bombeiros militares, divididos em duas turmas de 30 cada uma, visando o nivelamento de informações, bem como conscientização das atividades inerentes a cada função, referente ao Projeto JBV, foi abordado a temática do regimento interno, objetivos gerais e específicos e maneabilidade do sistema de monitoramento das ações de ensino e instrução (SMAEI).

“A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora”. Ressaltou o tenente-coronel Barreto, comandante do CTDH.

JBV – Histórico

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 1.749 brigadistas em 70 núcleos, sendo 28 em Fortaleza, 13 na região metropolitana de Fortaleza e 29 no interior do Estado do Ceará.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no transito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.