1ªCia/3ºBBM realiza formatura do JBV em Sobral

24 de agosto de 2019 - 19:14

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/3ºBBM), quartel de Sobral, na manhã deste sábado, 24 de agosto, foi realizada uma Solenidade de Conclusão de duas turmas, totalizando 35 Jovens Brigadistas de Valor (JBV), além dos bombeiros militares, instrutores e assistentes, prestigiaram a iniciativa, os pais, parentes e amigos dos Formandos.

O JBV possui duração de 01 Ano, cujo público alvo dos participantes são jovens de 14 a 17 anos regularmente matriculados, onde o período de instrução se realiza 02 vezes por semana no contra turno da escola.

Na oportunidade, foi apresentada a próxima turma de JBV que contará com 60 participantes, oriundos da comunidade e distritos de Sobral. Atualmente dispomos de 05 turmas de JBV em Sobral em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral, sendo: 03 turmas na 1ªCia/3ºBBM, 01 turma na Escola Maria José e 01 turma na Escola Carmosina.

O coordenador do JBV em Sobral é o segundo-tenente Pimentel e os instrutores são os soldados Maurício, soldado Aragão, soldado Hélio, soldado P. Neto, soldado Feitosa e soldado Jozias.

JBV – Histórico

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 1509 brigadistas em 60 núcleos, sendo 26 em Fortaleza, 12 na região metropolitana de Fortaleza e 22 no interior do Estado do Ceará.

“A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítico transformadora”. Ressaltou o tenente-coronel Barreto, comandante do CTDH.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no transito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.