Bombeiros de Maracanaú e Guaramiranga resgatam animais em suas AIS

9 de agosto de 2019 - 22:41

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de suas companhias nas cidade de Maracanaú e Guaramiranga, resgataram animais em cacimba e vale de drenagem de água. As ocorrências foram complexas por conta dos locais em que os animais se encontravam enclausurados, nessa quinta-feira (8), nos municípios do Interior do Estado. Em ambas as situações, os bombeiros conseguiram resgatar os animais com vida, em Maracanaú uma vaga e em Guaramiranga um cão. Ninguém ficou ferido. Em 2018, os bombeiros do Ceará foram acionados para atender 4.245 ocorrências em todo o Estado. Em 2019, entre janeiro e julho, já atendemos 2.691.

Por volta das 10 horas, de ontem, a guarnição de serviço dos bombeiros de Maracanaú foi acionada para atender a uma ocorrência de resgate de animal, uma vaca, na Avenida Parque Oeste, Distrito Industrial, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). A guarnição de busca e salvamento de Maracanaú, salvamento 3, composta pelo subtenente Fernandes, subtenente Fernando, sargento Luciano e soldado Silvio com o apoio da guarnição de combate a incêndio compostas pelo segundo-tenente Emanuel, subtenente Ronaldo, subtenente Xavier, sargento Lucileno e soldado Diego Mendes resgatou a vaca com o apoio de uma retroescavadeira e britadeira de uma equipe da CAGECE, foi necessário extrair uma laje do local para dar acesso a saída do animal que foi içado e entregue a seu dono são e salvo. Somente em 2019, a 1ªCia/2ºBBM, quartel de Maracanaú, atendeu cerca de cem ocorrências de busca e resgate de animais.

Já em Mulungu, no sítio Medeiros, na região do Maciço do Baturité, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15), um cão foi resgatado de um cacimbão de 12 metros de profundidade. A guarnição de serviço  de Guaramiranga na viatura AS-35 composta pelo subtenente Guerra, cabo Caetano, cabo Rossevelt e soldado Elieser, ao chegarem no local visualizaram o animal sobre uma estaca, já muito debilitado. Foi utilizado uma escada, bem como, a ancoragem de um bombeiro que desceu para o resgate. Após o resgate o cão seguiu seu destino. Somente em 2019, a 5ªCia/4ºBBM, quartel de Guaramiranga, atendeu cerca de oitenta ocorrências de busca e resgate de animais.