Bombeiros se reúnem com operadores de turismo em prol da Segurança Preventiva em Jeri

1 de agosto de 2019 - 08:44

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, quartel sediado em Itapipoca, na pessoa de seu comandante, o major MAURO, esteve nesta quarta-feira, 31 de julho, em Jijoca de Jericoacoara, para uma reunião com os condutores de bugre, camionetes e jardineiras daquele município que realizam o transporte e traslado de turistas.

Conforme o major MAURO, comandante da 5ª Cia do 3º BBM, a reunião se realizou no auditório Vereador Airton Vieira Sousa do parlamento municipal de Jijoca de Jericoacoara. Na oportunidade foi ressaltada a importância dos profissionais que conduzem bugres, camionetas e jardineiras, na segurança dos turistas. Assim como, foi sugerido, a título de propostas, a aquisição de flutuadores, para todos os veículos envolvidos no transporte e traslado de turistas, bem como, formação por meio da capacitação de primeiros socorros e até mesmo de salvamento aquático.

Ao parabenizar o major MAURO pela iniciativa e pelos objetivos pontuados com os profissionais de Jijoca de Jericoacoara, o comandante dos bombeiros do interior, o tenente-coronel ANDERSON versa que: “Prevenção é a nossa principal arma contra os sinistros de quaisquer naturezas e vamos continuar trabalhando juntos para fortalecermos ainda mais a segurança preventiva em todo o interior do Estado do Ceará”.

Parceria

A construção dos novos postos é fruto de uma parceria do CBMCE com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), com a Prefeitura Municipal de Jericoacoara e com o empresariado local.Os postos contam com um efetivo diário de oito bombeiros militares, entre guarda-vidas e resgatistas, equipados com uma ambulância, dois Troller, uma moto aquática, um bote motorizado e dois quadriciclos, além de pranchões e flutuadores. Ressalta o Prefeito de Jijoca de Jericoacoara, o Senhor Lindbergh Martins.

Para o Secretário de Segurança Pública e Trânsito, o Senhor Flávio Costa, a expectativa é garantir um incremento na segurança aquática de uma das praias mais movimentada do Estado. Conforme o Senhor Flávio Duarte que é o Procurador Tributário de Jijoca de Jericoacoara informa que somente nas últimas férias de julho, a praia do litoral Oeste cearense recebeu 120 mil turistas e foi recentemente promovida à categoria A no Mapa do Turismo Nacional, pelo crescimento do fluxo de turistas e do número de meios de hospedagem e empregos.

Bandeira Azul

O programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger ambientes costeiros e fluviais além de promover o desenvolvimento sustentável do turismo em áreas marinhas e de água doce. Atualmente, apenas oito praias no País contam com a certificação: cinco em Santa Catarina, uma em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma na Bahia.