Posto do CBMCE em Jericoacoara registra três ocorrências na primeira semana de operação

6 de julho de 2019 - 06:08

Desde o último sábado (29), quando foi inaugurado o primeiro posto do CBMCE em Jericoacoara, três situações de salvamento e resgate foram protagonizados pelos bombeiros de prontidão no local.

A mais recente delas aconteceu nesta terça-feira (2), quando uma guarnição composta pelo tenente Athan e pelos soldados Dário e Michael capturou uma cobra em uma palmeira dentro do mar. Após chegar até a planta, o réptil acabou ilhado durante a maré cheia e assustava os banhistas, que acabaram acionando os guarda-vidas. Depois de ser capturado, o animal foi devolvido à terra firme em uma zona de mata.

Na segunda-feira (1°), os guarda-vidas haviam sido acionados por um banhista sobre um acidente de trânsito nas dunas entre Jericoacoara e Jijoca. Seguindo a testemunha até o local indicado, os militares verificaram que a situação já estava sob controle e se limitaram a dar apoio à ocorrência, que não teve feridos.

No domingo (30), um windsurfista que estava à deriva foi resgatado pelos guarda-vidas, por meio do bote, aproximadamente a 500 metros da areia. A vítima, de 24 anos, foi retirada da água com sucesso, consciente e orientada.

Bandeira Azul

A construção dos novos postos é fruto de uma parceria do CBMCE com a Secretaria Estadual de Turismo, com a Secretaria Estadual de Saúde, com a Prefeitura Municipal de Jericoacoara e com o empresariado local.

A longo prazo, espera-se reunir em Jericoacoara as condições exigidas pelo Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações, que atesta a conformidade do ambiente com os princípios do turismo sustentável. O programa tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger ambientes costeiros e fluviais além de promover o desenvolvimento sustentável do turismo em áreas marinhas e de água doce.

Atualmente, apenas oito praias no país contam com a certificação