Mergulhadores do CBMCE fazem limpeza subaquática na Praia de Iracema

12 de junho de 2019 - 16:38

Uma equipe composta por seis mergulhadores do CBMCE realizou um trabalho de limpeza subaquática no aterro da Praia de Iracema, no lado direito do paredão da Rua João Cordeiro neste fim de semana. Em cerca de uma hora de mergulho, os militares cobriram uma área de aproximadamente 200 metros e recolheram três sacos de lixos. Foram retirados do mar sacos e garrafas plásticas, latas de alumínio, cano PVC, garrafas de vidro e até pneus.

A operação fez parte da III Semana do Mar, uma ação conjunta da Mar do Ceará com o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além da ação, o CBMCE expôs embarcações e materiais de mergulho e de salvamento aquático durante todo o evento, além de ter participado de mesas redondas de debate e discussão.

O evento é um dos maiores do Nordeste para o segmento e incluiu palestras, oficinas, mostra fotográfica e exposições no Iate Clube sobre a vida e os recursos marinhos. A pilhagem de naufrágios na costa cearense foi o tema principal desta edição, já que o Ceará possui, catalogados, mais de 90 naufrágios em toda a sua costa, alguns de importante valor histórico e turístico.