Operação Carro-Pipa: Defesa Civil realiza sorteio para o abastecimento emergencial de 5 municípios

26 de abril de 2019 - 14:23

Na manhã desta sexta-feira (26), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do CBMCE sorteou, no Quartel Central do CBMCE, 43 credenciados a serem contratados para a execução da Operação Carro-Pipa na sede dos municípios de Boa Viagem, Choró, Monsenhor Tabosa, Mombaça e Pereiro. Além disso, foram sorteados 60 credenciados para compor um cadastro reserva, a fim de atender demandas emergenciais de caráter pontual.

O sorteio foi presidido pelo coronel Marcílio Cavalcante, coordenador estadual de Defesa Civil e gestor do Fundo de Defesa Civil do Estado do Ceará (FDCC), e contou com a presença do coronel Ronaldo Araújo, diretor de planejamento e gestão interna do CBMCE.

Credenciamento

Apesar do registro de chuvas em torno da normalidade na quadra chuvosa deste ano, segundo dados da FUNCEME, a situação da reserva de água no estado permanece crítica. Dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), 74 estão com volume inferior a 30%.

Para o atendimento das demandas emergenciais de abastecimento de água potável na sede dos municípios em situação de colapso hídrico, a CEDEC publicou, em janeiro deste ano, um Edital para o credenciamento de pessoas físicas ou jurídicas proprietárias de caminhões pipa. Na ocasião, foram credenciados 669 interessados.