CBMCE registra dezenas de incidentes com águas-vivas em Jericoacoara

19 de abril de 2019 - 22:31

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros registraram pelo menos 25 ocorrências de pessoas feridas por águas-vivas na praia de Jericoacara, no litoral oeste do estado, nesta sexta-feira (19).

“Provavelmente o fato se deve ao aumento da população desse animal em decorrência do acúmulo de matéria orgânica no mar nesse período chuvoso”, explica o primeiro-tenente José Guilherme Veras Neto, do Estado-Maior da Operação Semana Santa.

Os militares de prontidão nos quatro postos extraordinários em operação na região têm procurado intensificar as ações preventivas, além de contarem com o apoio de viaturas de Resgate da Corporação no local.

“Apesar disso, precisamos contar com a compreensão das pessoas quanto aos riscos envolvidos e a necessidade de se precaver de um problema perfeitamente contornável”, avalia o oficial.

Orientações

As recomendações mais importantes são as seguintes:

Pergunte ao guarda-vidas se há incidência desses animais no local onde deseja tomar banho. Se houver, evite entrar no mar.

Se você for queimado, saia imediatamente da água e lave o local apenas com água do mar, sem esfregar as mãos na área afetada.

A única outra substância recomendável para se colocar na área atingida é o vinagre, que neutraliza a ação da toxina.

Nunca toque nos animais, nem mesmo naqueles que estejam mortos na areia da praia.

Caso haja grande área de queimadura, ou se surgirem sintomas como vômitos, náuseas, câimbras musculares ou dificuldade para respirar, é recomendado que se busque uma unidade de saúde para tratamento específico.