CBMCE usa drones e retroescavadeira na busca por pescador que se afogou em Maracanaú

18 de abril de 2019 - 12:27

As buscas por um pescador de 65 anos que se afogou no rio Maranguapinho, em Maracanaú, prosseguem nesta quinta-feira (18) com ajuda de drones.

Os veículos aéreos não-tripulados, controlados por militares do CBMCE, fizeram uma varredura aérea por centenas de metros a partir do local onde testemunhas relataram que o pescador desapareceu enquanto pescava, no fim da tarde da última segunda-feira (15).

Equipes de mergulhadores da Corporação atuam no local desde a manhã de terça-feira (16). Como o trecho é coberto por aguapés, tem sido necessário usar uma retroescavadeira para retirar o excesso de vegetação aquática desde a quarta-feira (17), de forma a permitir que os bombeiros avancem com a busca no fundo do rio.

Ainda assim, existem dificuldades impostas pelas características topográficas e climáticas da região, que fica bem próxima à barragem do rio. O trabalho de busca prossegue hoje até o fim do dia.

Afogamentos em água doce

Esse foi o 31° afogamento fatal em rios e açudes no Ceará só em 2019. Só nos primeiros três meses deste ano, o CBMCE registrou um aumento de 300% no número de mortes associadas à água doce em relação ao mesmo período do ano passado, o que e evidencia a importância de tomar precauções extras quando o assunto é tomar banhar em mananciais e balneários que têm surgido por conta das fortes chuvas recentes.

Os principais cuidados na hora de tomar banho em rios e açudes são o os seguintes:

Jamais tente entrar na água se não tiver o hábito de nadar ou se tiver ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica.

Mesmo que você atenda as condições acima, o ideal é só entrar na água onde existam guarda-vidas por perto.

Nunca tente atravessar a nado rios nem açudes. A baixa flutuabilidade da água doce torna a tarefa exaustiva até para nadadores frequentes.

Crianças jamais devem tomar banho desacompanhadas de um adulto habilitado a nadar.