CBMCE apresenta orientações de prevenção para lideranças comunitárias

30 de março de 2019 - 07:35

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), promove o Encontro Regional dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), neste sábado (30), na praça de eventos do shopping RioMar Kennedy, a partir das 8 horas. O evento deve reunir cerca de 150 conselheiros de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza, que irão conhecer de perto as diversas ações de prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O secretário da Segurança Pública, André Costa, e o comandante geral do CBMCE, Luís Eduardo Holanda, participam da manhã de atividades.

A partir das 8 horas, será iniciado o processo de credenciamentos dos conselheiros dos CCDSs. Logo em seguida, o secretário André Costa dá as boas-vindas aos participantes e entrega a fala para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Luís Eduardo Holanda, apresentar a estrutura e o funcionamento da instituição, bem como os projetos sociais encabeçados pelo CBMCE em todo o Estado. Ao longo do evento, que se estende até o meio-dia, a banda de música dos Bombeiros vai ser responsável pela trilha sonora do encontro.

Nesta primeira edição regional do ano, a Codes leva aos participantes as principais ações de prevenção do Corpo de Bombeiros Militar, como primeiros socorros, dicas para evitar acidentes domésticos, combate a afogamentos, defesa civil – especialmente com ações preventivas durante o período chuvoso. As atividades serão coordenadas pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros, responsável por gerenciar os projetos sociais da instituição.

Entre os projetos que os participantes irão conhecer estão o Jovem Brigadista de Valor e o Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS), que foi transformado em política pública, na manhã da última quarta-feira (27), após o governador Camilo Santana sancionar a lei do PSBS em uma manhã de atividades no Centro de Eventos do Ceará. Além disso, haverá oficinas e estandes montados para exposição de equipamentos e explicação de técnicas bombeirísticas.

A cada três meses, o Codes promove encontros regionais com os conselheiros no intuito de apresentar e conhecer os novos membros, além de ter a oportunidade de vivenciar, trocar experiências e conhecimento com os profissionais que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado. Os CCDSs são instituições formadas pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro ou localidade. Eles atuam de forma participativa na solução dos problemas de defesa social, apoiando e auxiliando a SSPDS.

Serviço:
Encontro Regional dos Conselhos Comunitários de Defesa Social
Data: 30 de março de 2019 (sábado)
Horário: 8 horas
Local: Praça de eventos do shopping RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio, 3100 – Presidente Kennedy)