Defesa Civil atua na remoção de mais de 250 famílias em Ubajara

17 de março de 2019 - 11:44

O trabalho preventivo de realojamento de famílias que moram ao longo do curso do Rio Jaburu, no município de Ubajara, realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Cedec/CBMCE), pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e pela Prefeitura Municipal de Ubajara, que começou na noite deste sábado (16), já promoveu a remoção de mais de 250 famílias. O CBMCE reforça a necessidade de colaboração das famílias que persistem no local, no sentido de compreenderem a necessidade do trabalho preventivo.

O coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros, e o tenente-coronel José Marcílio Guimarães Cavalcante, coordenador estadual de defesa civil, deslocaram-se até o local em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, na manhã de hoje (17), para acompanhar as operações.

“A noite transcorreu tranquila lá. A maior parte das famílias foram removidas para casas de parentes. Apenas 70 tiveram que ser levadas para o Santuário da Mãe Rainha. É importante destacar a importância do apoio da população que ainda não foi removida para que essa etapa do trabalho possa ser concluída com brevidade”, explica o coronel Holanda.

O realojamento é de caráter preventivo e se justifica pela etapa atual das obras de abertura de um novo sangradouro para o açude Granjeiro, que é de propriedade particular e fica localizado entre Ubajara e Ibiapina.

Neste momento, está sendo feita uma redução controlada do nível açude, que se encontra bastante elevado. Por precaução, as comunidades ribeirinhas estão sendo realocadas temporariamente, até o fim desta etapa do processo.

O trabalho é um esforço conjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar (Cedec/CBMCE) com a Agência Nacional de Águas, com a Secretaria de Recursos Hidricos, com a Companhia Estadual de Gestão de Recursos Hídricos e com a prefeitura de Ubajara.