Bombeiros participam de simulado de emergência em barragem na Bahia

23 de fevereiro de 2019 - 06:20

Uma equipe composta por integrantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará, vinculada ao CBMCE, participou nesta sexta-feira (22) do I Simulado de Barragens/Yamana Gold, na cidade de Jacobina, na Bahia, promovido pela Jacobina Mineração, em parceria com as Defesas Civis Estadual e Municipal.

O capitão José de Freitas Alves Filho, o segundo-tenente Francisco Carlos de Araújo, o primeiro-sargento Antonio Flávio Freitas e o servidor civil Wilson Maranhão chegaram a Jacobina na quinta-feira (21) para participar de uma reunião de orientação técnica, da qual participaram funcionários da Yamana Gold, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), bem como de cada um dos órgãos que atuariam na simulação.

“Fomos enviados para trazer mais essa experiência que fortalece iniciativas relacionadas à cultura preventiva no Ceará”, relata o capitão Freitas Filho.

Em Jacobina há uma barragem de rejeitos da mineração. O simulado envolveu diversos órgãos emergenciais e pelo menos 400 moradores de povoados próximos à barragem com o intuito de preparar todos para uma situação de emergência e faz parte do Plano de Ação Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).