CBMCE participa de Café Tecnológico em Maracanaú

31 de janeiro de 2019 - 17:20

O tenente-coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante da 1ª SB / 2º GB (Maracanaú), participou na manhã desta quarta (30) do projeto Café Tecnológico, promovido pela Associação Empresarial de Indústrias (AEDI).

No encontro, que tratou de inovações em Segurança Empresarial e Patrimonial, o oficial buscou sensibilizar a AEDI para a importância de implantar num futuro próximo um Plano de Auxílio Mútuo (PAM) na região.

“Entre as diversas atividades a serem desenvolvidas pelo PAM está a realização de simulações tanto de ocorrências quanto de combate a incêndio, de resgate e evacuação das pessoas. Essa é uma forma de garantirmos a segurança dos trabalhadores daquela região, além de assegurar o patrimônio investido pelas empresas. O Corpo de Bombeiros irá atuar como órgão catalisador em uma possível emergência que possa vir a acontecer”, disse.

O PAM
O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) é uma iniciativa que visa atuar de forma permanente com planejamento, conscientização e treinamento nas empresas com o objetivo de diminuir o tempo de resposta e minimizar as perdas e danos em qualquer tipo de emergência em distrito industriais, como o de Maracanaú. Atualmente, no Estado do Ceará, há apenas os PAMs do Mucuripe e do Porto do Pecém.

“Um PAM bem organizado e estruturado provoca uma integração de esforços e, por conseguinte, reduz perdas para todos. O fato de ter maior disponibilidade de recursos e informações permite que a emergência seja controlada mais rapidamente, diminuindo, assim, os impactos para a própria empresa, para o polo no qual ela está inserida, para as comunidades no entorno e para o meio ambiente”, esclarece o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante-geral Geral do Corpo de Bombeiros

O evento
A presidência da AEDI apresentou aos participantes o Grupo de Gestores de Segurança das empresas de Maracanaú. Além disso, houve uma palestra sobre Tecnologia e Segurança realizado pela Teknobrax e uma palestra sobre Segurança Empresarial com o senhor Antônio Mota, Doutor em Segurança e Diretor da Mota Associados Consultoria. Posteriormente foi aberta a plenária para um fórum de debates. O tema abordado foi uma proposta de criação de um Centro de Monitoramento de Segurança para o Distrito Industrial de Maracanaú.