Comando discute Plano de Auxílio Mútuo com representante do Complexo do Pecém

22 de janeiro de 2019 - 16:28

A analista de projetos da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) Sandrine Mont’alverne Rodrigues esteve no Comando do CBMCE na tarde desta terça-feira (22) para uma reunião com diversos representantes da Corporação. Na pauta, a estruturação de um Plano de Auxílio Mútuo (PAM) capaz de atender às peculiaridades de uma área que concentra investimentos tão vultosos quanto os riscos que oferece.

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém reúne cerca de 30 bilhões de reais em investimentos públicos e privados, materializados em equipamentos de alto valor estratégico para todo o estado do Ceará. São equipamentos que desenvolvem operações complexas de produção energética, transformação de metais e transporte de cargas pesadas, nas quais o risco de acidentes é sempre elevado.

“É preciso estar preparado para lidar com incidentes potencialmente graves, que nenhuma empresa ou instituição pública poderia enfrentar sozinha. Os PAMs são exatamente essa ferramenta integradora, que envolve os diversos atores presentes em um cenário industrial sob a regência do Corpo de Bombeiros, de forma a que todos possam contribuir com uma verdadeira força-tarefa para atuar em uma situação de infortúnio que venha a atingir qualquer um dos membros”, avalia o coronel comandante-geral do CBMCE Luís Eduardo Soares de Holanda, que presidiu a reunião.

Participaram do encontro o coronel Ronaldo Bruno de Andrade, coordenador de atividades técnicas do CBMCE, o tenente-coronel Francisco Ronald Silva de Freitas, comandante do 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB), que abrange toda a Região Metropolitana, o tenente-coronel Oscar Gomes de Oliveira Neto, comandante da Assessoria de Comunicação do CBMCE, e o tenente-coronel Homero Catunda Batista, comandante da 4ª Seção de Bombeiros do 2ª GB.