Bombeiras comemoram 24 anos da presença feminina no CBMCE

13 de dezembro de 2018 - 19:40 # #

O 1° Encontro Estadual de Bombeiras Militares do Ceará reuniu dezenas de militares do sexo feminino no Teatro Benfica para uma série de debates e palestras durante todo o dia, nesta quinta-feira (13). A abertura foi marcada por uma homenagem à major Rosana Buson Pompeu de Sousa Brasil, do CBMCE, primeira piloto de helicóptero no âmbito da segurança pública no Brasil, falecida em serviço 13 anos atrás. A irmã e um sobrinho da oficial acompanharam emocionados à cerimônia, que contou com uma exposição de paramentos militares da major e com relatos ao vivo e gravados sobre ela.

Ainda na abertura, o coronel comandante-geral Heraldo Maia Pacheco relatou ter acompanhado de perto toda a história das mulheres no Corpo de Bombeiros e destacou o poder de superação das militares que foram capazes de desbravar os desafios dessas duas primeiras décadas da presença feminina na Corporação. “Nesse mundo, ser mulher é muito mais difícil do que ser homem. A vocês, o meu respeito e a minha admiração”, declarou o comandante.

A primeira palestra da manhã foi proferida pela Secretária de Justiça do Estado, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto. Acumulando sucessivamente, nas últimas décadas, diversos cargos de chefia na esfera pública, a secretária compartilhou reflexões sobre as lutas impostas à mulher na vida pública. “Quando as primeiras militares entraram nas Forças de Segurança Pública do Ceará, eu estava na cerimônia e ouvi uns homens falando atrás de mim: ‘isso não vai dar certo!’. E hoje em dia vocês estão aí para mostrar quem era mesmo que estava certo”, relatou a Secretária de Justiça.

A segunda palestra foi proferida pelo soldado Tiago de Lavor Gama, nutricionista clínico e esportivo. Após uma introdução geral sobre as diferenças de forma e estrutura entre o corpo masculino e o corpo feminino, o militar apresentou orientações nutricionais dirigidas às necessidades de mulheres que desempenham atividades de impacto, como as bombeiras.

A programação da tarde começou com uma mesa redonda composta pelas primeiros-tenentes Isabel Cristina Marques de Almeida e Samara Dantas Pinheiro, pela aspirante Bia Úrsula Uchôa de Medeiros e pela soldado Sara Bezerra Arrais. As militares compartilharam suas experiências de participação em eventos temáticos nacionais, nos quais tiveram oportunidade de conhecer problemas enfrentados e soluções encontradas pelas bombeiros de outros Corpos de Bombeiros do país.

Em seguida, a tenente-coronel Camila Paiva Torres, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, relatou suas experiências de ter sido a primeira colocada durante o curso de formação de oficiais, tendo, em seguida, concluído cursos operacionais em praticamente todas as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros. “Eu fui conquistando os espaços no ambiente eminentemente masculino por esforço e mérito. Não há nada que nós não possamos fazer, meninas, nada!”, declarou a oficial.

A última exposição do Encontro ficou por conta do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social André Costa. “Eu acredito muito na mulher, tanto que assim que cheguei aqui fiz questão de que na minha equipe houvesse mulheres. Acho que vocês têm uma atenção e uma sensibilidade que fazem toda a diferença na segurança pública”, explicou o secretário de segurança, entre palavras de reverência e de encorajamento às bombeiras.

Ao final, todos cantaram parabéns, com direito a vela e bolo, pelos 24 anos de ingresso das primeiras mulheres no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, completados exatamente nesta quarta-feira (12).