Oficiais do CBMCE apresentam artigo científico em encontro nacional de bombeiros

21 de novembro de 2018 - 22:34 #

O coronel Luís Eduardo Soares Holanda e os capitães Marcos Aurélio da Silva Lima e Roberto Hugo Martins, da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) do CBMCE, apresentaram nesta quarta-feira o artigo As relações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará com a engenharia e a arquitetura: o programa de estágio do CBMCE no XVIII Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), em Foz do Iguaçu (PR). “A apresentação da CAT do CBMCE em eventos desse porte só vem a coroar a necessidade de aproximação dos Corpos de Bombeiros com o meio acadêmico a fim de que possamos melhorar a segurança contra incêndio no país”, avalia o coronel Holanda. Participaram ainda a tenente Samara Dantas Pinheiro e a soldado Lys Filincowsky Ribeiro Lima, integrantes do Núcleo de Pesquisa Científica (NUPEC) da CAT.

O Programa

O programa de estágio surgiu, por iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), devido ao alto índice de reprovação de projetos de segurança contra incêndio apresentados ao CBMCE. O fato, interpretado como uma consequência do pouco espaço dedicado à segurança contra incêndio nas ementas dos cursos de engenharia e arquitetura, motivou a CAT a propor o programa de estágio às universidades. Os objetivos específicos do programa são difundir os conhecimentos da segurança contra incêndio, ensinar a desenvolver projeto de incêndio e qualificar os estudantes de nível superior que serão inseridos no mercado de trabalho.

​No segundo semestre de 2017, o 1° ciclo do programa de estágio iniciou com uma aluna. No primeiro semestre de 2018, o número de estagiários foi para 20. Já o segundo semestre de 2018, o 3º ciclo contou com 33 estagiários dos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, e Engenharia de Produção de três instituições de ensino superior: UFC, UNIFOR e Unichristus.