Guarnições de salvamento do CBMCE recebem novos equipamentos para poda de árvores

13 de novembro de 2018 - 21:46 #

Em solenidade presidida pelo coronel Luiz Carlos Viana, comandante adjunto do CBMCE, nove motopodas foram entregues, na tarde dessa terça-feira (13), às guarnições de salvamento da Corporação atuantes em Fortaleza e Região Metropolitana. A entrega oficial dos equipamentos ocorreu na sede da 2ª Seção de Busca e Salvamento (2ª SBS/NBS), localizada no Cambeba, em Fortaleza.

As guarnições presentes tiveram instrução teórica, abordando as partes do material, procedimentos de montagem, manutenção e uso seguro. Em seguida, houve instrução prática, em que cada equipe pode usar o equipamento sob orientação e supervisão.
“A motopoda leva a serra até o galho que deve ser cortado, evitando que o bombeiro se arrisque subindo, minimizando o risco de acidentes. O equipamento é específico para podas e não corte de árvores”, explicou o tenente-coronel Holdayne do Nascimento Pereira, comandante do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS).

Ao final das instruções, as cinco guarnições de salvamento atuantes em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú já saíram com as motopodas incorporadas aos seus respectivos materiais de trabalho.

Ocorrência frequente

De janeiro a outubro deste ano, houve 380 acionamentos do Corpo de Bombeiros para cortes de árvores em situações de perigo em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza. Na Capital, o corte de árvores só pode ser feito mediante autorização da Secretaria Executiva Regional de cada área. O acionamento do CBMCE via CIOPS se dá em casos de árvores já caídas em cima de carros, residências ou em logradouros públicos (fora de horário comercial).

Aos bombeiros cabe resgatar eventuais vítimas e liberar as vias que estejam bloqueadas pela árvore tombada. De acordo com o Código de Obras e Posturas do município de Fortaleza, a responsabilidade de dar destinação ao material remanescente é da Prefeitura e, em caso de terrenos particulares, do proprietário.