CBMCE promove Seminário sobre Meio Ambiente

9 de novembro de 2018 - 11:58 #

O quartel de Guaramiranga promoveu nesta quarta (7) o Seminário de Prevenção do Meio Ambiente, no auditório do Centro Regional Integrado Administrativo, em Baturité. Cerca de cem pessoas da região do Maciço participaram de palestras sobre tópicos atuais dentro do tema, que se estenderam por todo o dia.

Rildênio Renato Cavalcante, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado, trouxe apontamentos importantes sobre a legislação de agrotóxicos e suas implicações práticas para o cultivo no estado. A seguir, Leonardo Borralho, do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais, tratou especificamente sobre legislação ambiental.

À tarde, Kurtis François Bastos, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, abordou o manejo integrado do fogo na redução de incêndios florestais, questão fundamental para inibir o tipo de ocorrência mais comum atendida pelo CBMCE no segundo semestre do ano, no Ceará. Por fim, Margarethe Muniz Silva, da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral, falou sobre a educação ambiental como instrumento de conexão entre homem e natureza.

“Houve muitas perguntas, uma participação muito intensa do público, querendo entender mais principalmente sobre queimadas e sobre agrotóxicos. Creio que o evento tenha atingido o seu objetivo de promover reflexões e mudanças na forma de as pessoas lidarem com o meio ambiente”, avalia o tenente-coronel Deime Johnson Apolínio Braga, comandante do quartel de Guaramiranga.